1

Freie Mitte: open centre– Multi-purpose edge

StudioVlayStreeruwitz e Agence Ter

Implantação do projeto: Áustria
Desenvolvimento do projeto: Áustria

»O ambiente da Freie Mitte, com as relações extraordinárias entre pessoas, animais e plantas nesta área, assemelhava-se ao que acontece numa floresta, onde o respeito e a liberdade estão num equilíbrio delicado, e onde se cumprimentam as pessoas que se cruzam, mesmo sem conhecê-las.«

2012-2025
Durante os últimos 20 anos, o processo de sucessão natural transformou gradualmente os 30 hectares de terreno baldio da antiga estação de carga de »Nordbahnhof« numa sedutora paisagem pós-industrial, uma wilderness urbana com uma flora e fauna fascinantes, mesmo no centro da cidade. Com o tempo, as pessoas apaixonaram-se por essa fantástica »alteridade«, apropriando-se dela como seu espaço público não oficial — uma maravilhosa lacuna na cidade.

Em 2012, a cidade lançou um concurso internacional para preencher essa lacuna com meio milhão de metros quadrados de novos edifícios, principalmente habitações. A nossa proposta vencedora »descobre« a Freie Mitte, empurrando toda a massa construída para o perímetro da área, protegendo a wilderness, permitindo que ela continue a crescer e revitalizando o que já existe: um habitat público desafiador, com amplas oportunidades para pessoas, animais e plantas.

Nos anos seguintes ao concurso, a Freie Mitte funcionou como um espaço público projetivo para usos intermédios, um terreno de teste cru para novos formatos de cultura pública. A »Nordbahnhalle«, um antigo armazém industrial, tornou-se um centro sociocultural que acolhe exposições locais e internacionais, workshops, locais de trabalho e programas diversificados para residentes e visitantes. Em paralelo, uma grande equipa de promotores, responsáveis municipais, arquitetos, arquitetos paisagistas e ecologistas trabalhou no desenho dos edifícios em torno da Freie Mitte e na própria Freie Mitte.

Em 2021, os políticos da cidade inauguraram ceremonialmente a primeira parte da Freie Mitte. Após 20 anos de experimentação com recursos existentes no local, a Freie Mitte permite o regresso surpreendente do espaço público como uma promessa real, tal como originalmente idealizado pelos pioneiros do bairro. Pela primeira vez em Viena, um espaço como a Freie Mitte — com a sua ecologia transumana, o seu aspeto selvagem e a sua escala provocadora — é reconhecido como um espaço público urbano aceitável e até desejável.

À frente do seu tempo, a ideia original da Freie Mitte revelou-se cumprir os requisitos de um desenho urbano resiliente ao clima, promovendo o direito à alteridade na cidade. As realidades duras do nosso tempo transformam a alteridade da Freie Mitte num valor potencial, uma resposta possível a uma crise profunda. O facto de se lutar por uma forma mais humilde de interagir com a natureza — mesmo numa escala muito maior — ser ainda uma exceção, comprova a necessidade de projetos ambiciosos e visionários que abram caminho no desenvolvimento dos nossos futuros bairros e ambientes urbanos.

Plano de Desenvolvimento Urbano »Freie Mitte, Vielseitiger Rand«
Planeamento Urbano: StudioVlayStreeruwitz, Viena
Arquitetura Paisagista: Agence Ter, Paris/ Karlsruhe
Planeamento de Tráfego: Traffix, Viena
Cliente: Cidade de Viena, ÖBB-Immobilien (Agência Imobiliária dos Caminhos de Ferro Austríacos)

Desenho da Paisagem/ Implementação da Freie Mitte
Agence Ter em parceria com Land in Sicht

Projetos de Investigação »Mischung: Possible!« e »Mischung: Nordbahnhof«
Financiados por Klima+Energiefonds Österreich, em cooperação com TU Wien, Institut für Wohnbau (Christian Peer, Peter Fattinger) / Institut für Soziologie (Silvia Forlati), DI Andrea Mann, StudioVlayStreeruwitz, Architekturzentrum Wien, morgenjungs, Erste gemeinnützige Wohnungsgesellschaft

Fotografia da Freie Mitte
Davide Curatola Soprana

Desenhos Mágicos
Marta de las Heras Martinez

Design Gráfico da Revista
Beton.studio

Agradecimentos a todos os que nos forneceram informações valiosas, fontes e material, especialmente: Thomas Proksch, land in sicht, Agence Ter, Peter Rippl, Martin Riesing, Mara Reinsberger, Mirjam Mieschendahl, Angelika Fitz / AzW, Alexandra Madreiter / MA 21, IG Lebenswerter Nordbahnhof, GB*Stadtteilmanagment Nordbahnhof, Nordbahnhofviertel Service, Team Nordbahnhalle e todas as pessoas que fazem parte da Freie Mitte.