Headquarter ISTAT

Peluffo&Partners, Rudy Ricciotti, Lamoreux&R., Forme Studio, Buromilan, FACE, GPA Partners

Implantação do projeto: Itália
Desenvolvimento do projeto: Itália, França

A sede do ISTAT é um projeto fundamentado em escolhas éticas, estratégicas, econômicas e funcionais, com foco na eficiência do espaço e dos recursos. Ao otimizar o projeto, reduz os custos de construção em aproximadamente 6,5 milhões de euros em comparação com o orçamento do concurso, assegurando, no entanto, alto desempenho, longa durabilidade e uma imagem institucional representativa. O edifício é um volume em forma de L de 38.000 m² projetado para acomodar 2.000 usuários, inserido em um parque público de 8.100 m² que inclui um espelho d’água e percursos esportivos. O travertino local, aplicado como brise-soleil nas fachadas sul, leste e oeste e como revestimento ventilado ao norte, dialoga com a luz natural e evoca a memória coletiva de Roma. A planta otimizada do edifício minimiza a área útil e os custos, permitindo o reinvestimento das economias em medidas avançadas de eficiência energética e ambiental, incluindo envoltórias ventiladas, vidros fotocrômicos e fotovoltaicos, átrios bioclimáticos, sistemas de captação de água da chuva e coberturas verdes. Os interiores são flexíveis, cheios de luz natural e promovem o bem-estar organizacional, oferecendo vistas desimpedidas para a vegetação e numerosas áreas comuns. Átrios e varandas ajardinadas criam espaços convidativos de break-out, melhorando o conforto térmico e a qualidade do ar interior. Além da excelência funcional, o projeto contribui para a cidade com uma generosa paisagem: um bosque público de pinheiros-marítimos implantado em um terreno suavemente ondulado, fresco e abrigado, proporcionando um valor ambiental e social duradouro para o contexto urbano.

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.