Imaginando arquiteturas para um mundo quente

Victor Sardenberg, Camila Zyngier, Marcella Carone

“Imaginando Arquiteturas para um Mundo Quente” é uma oficina prática de 20 horas que convida participantes a explorar os potenciais especulativos da inteligência artificial aplicada à imaginação urbana em tempos de emergência climática. Utilizando o software ComfyUI (Stable Diffusion), os participantes aprenderão a manipular imagens urbanas para projetar intervenções visuais que respondam criticamente a cenários de risco, injustiça e colapso, mas também imaginem futuros sustentáveis, regenerativos e desejáveis.

A oficina busca ampliar o leque imaginativo dos participantes ao propor a criação de composições visuais tanto utópicas quanto distópicas, articulando narrativas visuais que reflitam sobre a crise climática de forma crítica e criativa. A IA é aqui entendida como ferramenta de mediação estética e política, capaz de tensionar a relação entre representação e ação no contexto urbano.

Dividida em cinco módulos — introdução, duas sessões de produção, finalização e exposição —, a oficina combina teoria, prática e criação coletiva. O produto final será uma exposição pública no espaço da Bienal, composta por imagens projetadas . A proposta se alinha aos eixos curatoriais da 14ª BIAsp ao abordar justiça climática, adaptação urbana e reflorestamento simbólico das cidades.

Aberta a estudantes, arquitetos, urbanistas, artistas e demais interessados, a atividade contará com até 20 participantes, selecionados a partir de uma carta de intenção e portfólio. Cada participante deverá trazer seu próprio notebook com capacidade para rodar o ComfyUI ou utilizar um serviço em nuvem (como RunPod). A oficina fornecerá tutoriais de instalação e orientação prévia. A infraestrutura de internet, mesas, cadeiras e datashow será provida pela Bienal.

A oficina é gratuita, mediante inscrição e processo seletivo

O produto final será uma instalação coletiva aberta ao público no espaço da Bienal.

Vagas: 10

Gratuito

Sobre os proponentes:

Victor Sardenberg é arquiteto e pesquisador, com atuação voltada à experimentação em projeto arquitetônico, especialmente nas áreas de estética computacional, fabricação robótica e inteligência artificial. Em sua tese de doutorado na Leibniz Universität Hannover (Alemanha), desenvolveu um framework computacional para a predição de preferências estéticas utilizando redes neurais artificiais. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie e docente na Detmolder Schule für Gestaltung (Alemanha).

Camila Zyngier é arquiteta e urbanista, professora da UFMG e pesquisadora nas áreas de planejamento urbano, geotecnologias e metodologias participativas. Seu trabalho combina prática acadêmica e crítica criativa, explorando temas como visualização urbana e inteligência artificial no urbanismo.

Marcella Carone é arquiteta, designer computacional e professora. Mestre pela AA (MSc EmTech) e graduada pelo Mackenzie, tem mais de uma década de experiência em projetos de múltiplas escalas. Atua com viabilidade, design algorítmico, IA, otimização e fabricação digital. É diretora criativa da M3C1, escritório que investiga as interseções entre arquitetura, urbanismo, design e tecnologia, e leciona na pós-graduação da Universidade Mackenzie, além de ministrar workshops sobre IA e design computacional.

Estrutura

Módulo 1: Introdução e Contextualização (15/9 – 19:30 às 22:00 – Online) Apresentação da 14ª BIAsp e seu tema Exemplos de imagens e intervenções com IA Instalação e introdução ao ComfyUI

Módulo 2: Produção I – Intervenções Desejáveis (19/9 – 14:00 às 19:00 – Presencial) Representar riscos e injustiças climáticas (distopias, colapsos, resistências)

Módulo 3: Produção II – Cenários de Advertência (20/9 – 14:00 às 19:00 – Presencial) Reimaginar a cidade com foco em soluções positivas (utopias climáticas)

Módulo 4: Finalização das Imagens e Impressão (21/9 – 14:00 às 19:00 – Presencial) Curadoria das imagens produzidas Preparação dos arquivos para impressão/exposição

Módulo 5: Exposição dos Resultados Instalação coletiva no espaço da BIAsp (projeção e/ou impressões) Conversa aberta com o público e participantes Organização do Produto final: exposição das imagens geradas, impressas ou projetadas em parede. A oficina termina com um momento expositivo aberto ao público.

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: vsardenberg@gmail.com

A seleção será feita após análise do material enviado na inscrição.

Documentos a serem enviados no ato da inscrição:

  • Nome completo
  • E-mail e telefone de contato
  • Cidade de residência
  • Carta de intenção (com aproximadamente 3 parágrafos)
  • Até 3 imagens de trabalhos anteriores que ajudem a demonstrar o perfil criativo e/ou técnico da pessoa candidata (podem ser incluídas no PDF ou enviadas separadamente)

Critérios de seleção:

  • Os participantes serão selecionados com base na carta de intenção e nos exemplos de trabalho enviados, considerando:
  • Clareza e profundidade do interesse pela temática da oficina
  • Qualidade e coerência das imagens apresentadas
  • Diversidade de perfis e áreas de atuação entre os selecionados

Prazo para inscrição:

  • As inscrições estarão abertas até 13 de setembro de 2025.
  • O resultado será divulgado por e-mail até 14 de setembro de 2025.

Outras informações:

  • Os participantes devem trazer seus próprios notebooks com capacidade para rodar o ComfyUI, ou trazer um laptop mais simples arcar com custos de uso de um serviço em nuvem (como o RunPod, aprox. 10 USD).
  • Um tutorial com instruções de instalação e preparo será enviado previamente aos selecionados.

Fique atento, três atividades acontecem antes da abertura da Bienal:

13/09 – atividade associada | oficina Terra em trama (foto ao lado);
15/09 – oficina Imaginando arquiteturas para um mundo quente – módulo 1 (inscrições até 13/09);
17/09 – dois filmes da 1ª sessão da Mostra Cinema, arquitetura e sociedade: Registros de um mundo quente.

(A programação ainda está em processo de inclusão no site; em breve ela estará completa)