Amélias da Amazônia

Kamel Arquitetura e Matheus Vieira

Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil

Este projeto foi desenvolvido para as Amélias da Amazônia. Essa comunidade trabalha com a extração de andiroba e especiarias amazônicas, e está localizada na Floresta Nacional do Tapajós – FLONA, no estado do Pará, e recebeu esse nome com o intuito de ressignificar “as mulheres Amélias”, que no século passado era nome dado as mulheres que se dedicavam exclusivamente a cuidar do lar. Desta forma, as Amélias da Amazônia representam o empreendedorismo e protagonismo das mulheres amazônidas. Desenvolvido em parceria pelos arquitetos Tales e Taís kamel, do escritório Kamel Arquitetura e o arquiteto Matheus Vieira. Ele está localizado na Floresta Nacional do Tapajós, no coração da Amazônia e une arquitetura contemporânea, sustentabilidade e inovação, criando um laboratório em harmonia com a floresta. A ideia partiu de um projeto de arquitetura contemporânea amazônica, onde utilizamos como material norteador a madeira, de fácil acesso na região e onde poderíamos trabalhar com mão de obra e métodos construtivos tradicionais da floresta traduzindo uma arquitetura vernacular com construção de baixo carbono, adaptada ao clima local, quente e úmido da Amazônia. Por meio do uso de elementos de sombreamento, ricos em detalhes característicos da arquitetura local, o projeto ressalta a importância do conhecimento dos povos tradicionais. O projeto fortalece as comunidades locais, promovendo desenvolvimento uma bioeconomia sustentável, enaltecendo a riqueza da arquitetura amazônica contemporânea, em harmonia e respeito a natureza. A floresta resiste, a floresta pulsa, a floresta vive.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)