Desde a primeira edição, em 2023, o Seminário Emergência Climática e Cidades (SECC), vem evidenciando os impactos das mudanças climáticas no meio urbano e a necessidade de revisão do atual modelo de desenvolvimento. Se no I SECC o foco esteve em pautar as emergências climáticas na gestão urbana, a segunda edição avançou para a discussão sobre implementação de soluções.
A publicação Emergência Climática e Cidades apresenta o registro do seminário realizado nos dias 28 e 29 de maio de 2025, na sede do IABsp, na cidade de São Paulo em parceria com a Escola da Cidade. A publicação reúne as questões mais relevantes debatidas nas quatro mesas do evento: Da cidade carbocêntrica à cidade ecológica: visões para reimaginar a sociedade; Transformando planos em ação: políticas públicas para cidades resilientes; Corpos em crise: a cidade e a saúde em um planeta quente; Quem paga a conta? O financiamento de cidades adaptadas e justas.
Voltada a arquitetos, urbanistas e demais interessados, a publicação busca consolidar um marco de referência sobre a interseção entre as agendas de clima e cidade, capaz de inspirar a prática profissional, a formulação de políticas públicas e a formação acadêmica. O lançamento integra também o Circuito Urbano da ONU-Habitat no Brasil.
Autores da publicação: Adrielly Carneiro, Cristiane Amaral, Estela Macedo Alves, Hannah Arcuschin Machado, Julia Reis, Lara Torres, Leandro Fontana, Luiz Florence, Maiara Enes Appugliese e Taiara Cifuentes.
Sobre o GT Clima e Cidade
O Grupo de Trabalho Emergência Climática e Cidades do IABsp atua para fomentar a discussão sobre as ações para mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos e estratégias de adaptação e mitigação nas áreas urbanas no Brasil.