Lançamento do Guia “Educação Baseada na Natureza”

Instituto Alana

A sessão convida para debate sobre o papel estratégico das escolas para minimizar o impacto das crises socioambientais, especialmente da crise climática, nas crianças e toda a comunidade escolar, através da adaptação da infraestrutura a partir da combinação da implementação de Soluções Baseadas na Natureza, estratégias bioclimáticas e naturalização dos espaços externos.

Visto que as escolas são equipamentos numerosos e bem distribuídos pelos territórios, exercem papel central na vida das crianças e suas famílias, fazem parte do cotidiano, funcionam como lugar de convivência comunitária, integram a rede de proteção social e são centros de irradiação de conhecimento e cultura. Eventos extremos, como ondas de calor, deslizamentos, secas e enchentes, cada vez mais frequentes e intensos, têm interrompido as atividades educacionais, prejudicando não apenas o processo de ensino-aprendizagem, mas também a saúde física e emocional de estudantes e profissionais da educação.

Se de um lado, precisamos pensar em ações que prevejam os piores cenários, devemos também nos preparar para os impactos das mudanças climáticas no dia a dia das escolas. Nesse sentido, a Natureza se apresenta como uma aliada fundamental. Ela contribui não apenas para a regeneração dos espaços escolares – tornando-os mais verdes e resilientes -, mas também para reduzir o déficit de Natureza na vida das crianças, favorecendo seu desenvolvimento integral e a vivência de um currículo vivo, crítico e pautado na ética do cuidado. Esses benefícios convergem para fortalecer a garantia do direito a uma educação de qualidade, promotora de saúde e bem-estar.

Esta sessão irá contar com a presença de:
Jerá Guarani, líder indígena e ativista da etnia Guarani Mbya

Pedro Linhares, Coordenador-Geral de Infraestrutura Educacional no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Rachel Trajber, coordenadora do Programa Cemaden Educação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)

Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)
Jaume Barnada, arquiteto e urbanista, coordenador do projeto Refúgios Climáticos, em Barcelona.

Gratuito

Inscrições

As inscrições devem ser feitas aqui.
As inscrições estarão abertas até o início da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.