A sessão convida para debate sobre o papel estratégico das escolas para minimizar o impacto das crises socioambientais, especialmente da crise climática, nas crianças e toda a comunidade escolar, através da adaptação da infraestrutura a partir da combinação da implementação de Soluções Baseadas na Natureza, estratégias bioclimáticas e naturalização dos espaços externos.
Visto que as escolas são equipamentos numerosos e bem distribuídos pelos territórios, exercem papel central na vida das crianças e suas famílias, fazem parte do cotidiano, funcionam como lugar de convivência comunitária, integram a rede de proteção social e são centros de irradiação de conhecimento e cultura. Eventos extremos, como ondas de calor, deslizamentos, secas e enchentes, cada vez mais frequentes e intensos, têm interrompido as atividades educacionais, prejudicando não apenas o processo de ensino-aprendizagem, mas também a saúde física e emocional de estudantes e profissionais da educação.
Se de um lado, precisamos pensar em ações que prevejam os piores cenários, devemos também nos preparar para os impactos das mudanças climáticas no dia a dia das escolas. Nesse sentido, a Natureza se apresenta como uma aliada fundamental. Ela contribui não apenas para a regeneração dos espaços escolares – tornando-os mais verdes e resilientes -, mas também para reduzir o déficit de Natureza na vida das crianças, favorecendo seu desenvolvimento integral e a vivência de um currículo vivo, crítico e pautado na ética do cuidado. Esses benefícios convergem para fortalecer a garantia do direito a uma educação de qualidade, promotora de saúde e bem-estar.
Esta sessão irá contar com a presença de:
Jerá Guarani, líder indígena e ativista da etnia Guarani Mbya
Pedro Linhares, Coordenador-Geral de Infraestrutura Educacional no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Rachel Trajber, coordenadora do Programa Cemaden Educação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)
Jaume Barnada, arquiteto e urbanista, coordenador do projeto Refúgios Climáticos, em Barcelona.
Gratuito
Inscrições
As inscrições devem ser feitas aqui.
As inscrições estarão abertas até o início da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.