Meios de Produção

Jane Hall, Felipe Carnevalli, Mariana Meneghetti e Marcella Arruda

O debate Meios de Produção explora como o conhecimento arquitetônico é produzido por meio de uma variedade de mídias — desenho, filmes, publicações, encontros, maquetes, obras de arte e materiais de construção — e como essas formas moldam não apenas a arquitetura, mas também as comunidades e os imaginários ao seu redor. Indo além dos processos convencionais de projeto, as falas dos convidados consideram métodos de jogo, experimentação e participação coletiva como ferramentas vitais para reimaginar a produção material. Além de apresentar processos de projetos, as trajetórias de Jane Hall, Felipe Carnevalli, Mariana Meneghetti e da curadora Marcella Arruda, questiona como abordagens criativas e colaborativas podem desafiar as narrativas dominantes de progresso e, em vez disso, priorizar o cuidado, a resiliência e a justiça social. Arquiteturas para um mundo quente que se expressam através de esculturas sociais, projetos editoriais, intervenções espaciais e alianças com movimentos e comunidades, em processos colaborativos, experimentais e experienciais.

Jane Hall

A primeira a receber a Bolsa Lina Bo Bardi do British Council e membro fundadora do coletivo de arquitetura Assemble, vencedor do Prêmio Turner em 2015. Jane concluiu seu doutorado no Royal College of Art, em Londres, onde sua pesquisa analisou o legado de arquitetos modernistas no Brasil e no Reino Unido no período imediatamente posterior à guerra. Jane é Diretora de Estudos de Arquitetura no Emmanuel College, Universidade de Cambridge, e Bye-Fellow no King’s College, Universidade de Cambridge, especializada nas interseções entre gênero e arquitetura. Jane é autora de três livros sobre o tema: Breaking Ground: Architecture by Women, Woman Made e Making Space.

Felipe Carnevalli

Designer, arquiteto formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição. É coeditor de PISEAGRAMA e organizador de Cosmopolíticas editoriais, uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento de projetos editoriais que busca produzir espaços de encontro entre mundos através dos livros. Realiza também pesquisas, cursos, oficinas e seminários sobre livros, publicações e design editorial em contextos independentes que ampliam vozes, pontos de vista, histórias e culturas marginalizadas pelo circuito hegemônico.

Mariana Meneghetti

Arquiteta interdisciplinar e pesquisadora radicada no Rio de Janeiro – Brasil. Mestre em Arquitetura – Teoria e História do Projeto (2021) pela PUC-Rio, com Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2013). Educação Continuada em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo (2018) e no Curso Fundamentação de Artes na EAV Parque Lage (2011). É cofundadora do Entre, grupo com o qual investiga a arquitetura e as transformações urbanas por meio de relatos verbais. Foi coautora das publicações “8 Reações para o Depois”, (Rio Books, 2019) e “Entre: Entrevistas com Arquitetos”, (Vianna e Mosley, 2013). Participou da pesquisa para “Muros de Ar” – o Pavilhão do Brasil na 16ª Bienal de Arquitetura de Veneza; da X Bienal de Arquitetura de São Paulo e da XIII Bienal de Arquitetura de Buenos Aires.

Marcella Arruda

Artista transdisciplinar, curadora e pesquisadora de São Paulo (BR), atualmente radicada no Rio de Janeiro (BR). Mestre em planejamento urbano pelo PROURB-UFRJ, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade-SP, e em Interactive Media Design pela Royal Academy of Arts, em Den Haag (Holanda). Por meio de intervenções, performances, esculturas sociais, curadoria de encontros culturais e programas político-pedagógicos, Marcella investiga envolvimentos: relações entre corpo e ambiente na construção simbólica de agência e pertencimento. Está como presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, que tem como foco a ativação e melhoria dos espaços públicos urbanos para a criação de cidades mais justas e sustentáveis, é co-fundadora da Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo; e co-curadora da 14a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo EXTREMOS.

Gratuito

Inscrições
As inscrições devem ser feitas aqui.
A seleção será feita por ordem de inscrição.
As inscrições estarão abertas até o início da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (18.10)

10h – mesa Agir para a adaptação climática a partir do Poder Público

10h – oficina Maratona de design para comunicar cidades justas, resilientes e de baixo carbono

14h – mesa Alcançando a descarbonização e a resiliência no ambiente construído

15h – Lançamento Livro Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis – Natureza, inovação e justiça socioambiental

16h – Lançamento da Publicação do II Seminário Emergência Climática e Cidade

18h30 – Sessão de Encerramento + Premiação do Concurso Internacional de Escolas da 14ª BIAsp 

AMANHÃ (19.10)

16h – Deixe a água fluir…Uma homenagem para o arquiteto Kongjiang Yu e para os cinegrafistas Luiz Ferraz e Rubens Crispim 

17h – atividade Panorama Urgente! Visita ao projeto Panorama Lab no Jardim Panorama 

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

A Bienal está aberta até 19 de outubro!

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.