Mejoramiento del barrio de San Fernando

Universidad Nacional de Ingeniería

Estudantes: Ishiyama, Condori, Fuentes, Meneses, Paucar, Quispe

Lima está localizada em um dos poucos vales do deserto do litoral peruano e é um grande atrator de população que migra em busca de oportunidades. A cidade cresceu de forma desordenada, recebendo população do interior que se instala de forma precária, geralmente em locais vulneráveis e inadequados.
San Juan de Lurigancho (SJL) é o distrito com maior população de Lima e é um claro reflexo do fenômeno de transbordamento da cidade.


“San Fernando” está localizado no setor 4 de SJL, sendo formado por um grupo de comunidades jovens que compartilham uma escola, empreendimentos e um único espaço público.

O espaço público é composto por 3 plataformas dispostas de forma descendente. A plataforma baixa é a quadra de vôlei, a intermediária é a laje de multiuso e a pequena superior é a área de jogos. O projeto propõe reutilizar a infraestrutura do local, fazendo pequenas melhorias para potencializar a atividade existente e promover novas através do uso do espaço flexível.

Estuda-se o percurso solar para ampliar os espaços de sombra e aproveita-se a ventilação natural. Produz-se energia para equipamentos e iluminação utilizando painéis solares, reutiliza-se as águas cinzas tratadas, para habilitar mecanismos hidráulicos para ajudar pessoas com deficiência e manter uma área verde comunitária.

Propõe-se a instalação de um reservatório para armazenamento de água e um sistema de distribuição por gravidade, para garantir o acesso ao recurso em períodos de seca, emergência ou desastre.

O projeto procura melhorar o setor fazendo muito com pouco. Buscamos que o bairro encontre no espaço público melhorado o suporte adequado para se reunir, se organizar e enfrentar os desafios.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)