Mini-oficinas de Biomateriais

IED SP | Graziela Nivoloni. Alexandre Chien, Enzo Pretti, Gabriel Sotrati, Sayuri Matsumoto

Mini-oficinas de Biomateriais
Pensadas como espaços de reflexão e experimentação, as oficinas de biomateriais introduzem os conceitos de circularidade e regeneração por meio de práticas coletivas que transformam resíduos orgânicos do cotidiano em novas materialidades. Mais do que explorar aspectos técnicos e tangíveis, a proposta evidencia que o campo dos Biomateriais demanda posicionamento político e responsabilidade socioambiental com territórios e biomas, ao mesmo tempo em que valoriza confluências entre vidas humanas e mais-que-humanas.

Laboratório de Biodesign | Circularidade e Biomateriais I IED São Paulo
É um espaço de fomento da criatividade, colaboração e inovação, que conecta ensino, pesquisa e extensão com reconhecimento nacional e internacional. Mais do que desenvolver materiais, o Laboratório de Biodesign | Biomateriais e Circularidade propõe que sejam repensadas as próprias bases tangíveis do design, ampliando suas fronteiras epistemológicas e cultivando futuros inclusivos e regenerativos.

Coordenação
Arquiteta e Urbanista, com mestrado em Design pela Universidade de São Paulo, Graziela Nivoloni atua na interseção entre educação, natureza e negócios conectando inteligência coletiva e pensamento sistêmico para criar confluências entre ensino, empresas e organizações. No IED, lidera o Laboratório de Biodesign | Circularidade e Biomateriais, integra o conselho acadêmico do Centro de Inovação, Design e Negócios (CR+IED) e coordena a graduação em Design de Produto e Serviço e os cursos em parceria com a Casa Vogue.

Vagas: 20 em cada oficina [ESGOTADO]

Tempo de duração: 30 minutos

Gratuito

Inscrições:

As mini oficinas dos dias 14 e 16 de outubro tiveram uma alta procura e todas as vagas foram preenchidas, por isso o formulário de inscrição foi encerrado.

Pedimos que os inscritos sigam as orientações enviadas por email.

Caso haja alguma vaga remanescente no momento da oficina as pessoas que comparecerem no local poderão participar dentro do limite de 20 vagas por oficina.

Programação confirmada

19/setembro – sexta-feira – 15h

19/setembro- sexta-feira – 17h

23/setembro – terça-feira – 15h

23/setembro – terça-feira – 17h

25/setembro – quinta-feira – 15h

25/setembro – quinta-feira – 17h

30/setembro – terça-feira – 15h

30/setembro – terça-feira – 17h

2/outubro – quinta-feira – 15h

2/outubro – quinta-feira – 17h

7/outubro – terça-feira – 15h

7/outubro- terça-feira – 17h

9/outubro – quinta-feira – 15h

9/outubro – quinta-feira – 17h

14/outubro – terça-feira – 15h [ESGOTADO]

14/outubro – terça-feira – 17h [ESGOTADO]

16/outubro – quinta-feira – 15h [ESGOTADO]

16/outubro – quinta-feira – 17h [ESGOTADO]

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.