Mitigar

Casa Floresta, Ana Maria Gutierrez e Sem Muros

Os Envolvimentos promoveram uma abertura de diálogo com movimentos sociais e territórios diversos, convergindo na exposição da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que acontece de 18 de setembro a 19 de outubro, na OCA, no Parque Ibirapuera. Arquitetos e lideranças das aldeias, dos terreiros, das ribeiras e das periferias investigaram juntos arquiteturas para habitar um mundo quente em debates que aprofundaram as ideias centrais da exposição.

Foram convidados para dialogar atores envolvidos em projetos realizados em diversas territorialidades e contextos que elaboram questões como o convívio com as águas e inundações, a salvaguarda do patrimônio, a proteção e o manejo sustentável da floresta, a agricultura urbana, os mecanismos de viabilização de modos de vida de baixo impacto ambiental e o reconhecimento da natureza como sujeito de direitos. São modos de habitar, construir, perceber, participar e transformar o território.

2º Envolvimento – Mitigar

O segundo encontro foca na mitigação e na valorização dos modos indígenas de habitar, ligados ao conhecimento local e à paisagem. Também destaca o mapeamento de saberes e a promoção de encontros e cursos interculturais.

Casa Floresta
São Paulo, SP, Brasil

A Associação Casa Floresta é um núcleo de consultoria e pesquisa em projetos de arquitetura, urbanismo, arte e design gráfico, que envolve uma rede de saberes indígenas e contemporâneos com o objetivo de fortalecer culturas tradicionais e revitalizar territórios onde a arquitetura e a floresta convivem em equilíbrio. Além do Manual da Arquitetura Kamayurá, a Casa Floresta realizou suporte técnico para o Manual da Arquitetura Yudja (Aldeia Tuba Tuba – T.I.X., Mato Grosso) e em parceria com a Plataforma Arquitetura e Biosfera da Escola da Cidade (SP) o Manual da Arquitetura Guarani (T.I.Tenondé Porã).

Ana Maria Gutierrez
Fundación Organizmo
Cundinamarca, Colômbia

Fundadora da Fundación Organizmo, que promove o intercâmbio de saberes e a experimentação voltada à regeneração social, cultural e ecológica. Pioneira na Colômbia em construção de baixo impacto e tecnologias alternativas, atua com educação, restauração ecológica e valorização da interculturalidade. Seus projetos fortalecem a identidade cultural, o tecido social e o bem-estar de comunidades rurais.

Sem Muros
São Paulo, SP, Brasil

Rede de arquitetos que busca se fortalecer por meio de projetos arquitetônicos e pedagógicos, disseminando e expandindo o acesso a tecnologias – sociais e construtivas – que promovam o reconhecimento dos recursos disponíveis e seu potencial para a criação e cuidado de espaços. A arquitetura é entendida não como um objeto, mas como um processo. Defendem uma arquitetura integrada social, ambiental, cultural e economicamente.

Autoria das imagens:

Imagem 1 – Gustavo Caboco – Baixe a imagem aqui

Imagem 2 – Estúdio Guanabara – Baixe a imagem aqui

ENVOLVIMENTOS

FICHA TÉCNICA

Curadoria e mediação: Marcella Arruda e Marina Frúgoli

Produção: Julia Delmondes

Estagiários: Matheus de Sousa e Yasmin Guerra

Registros Gráficos: Estúdio Guanabara e Gustavo Caboco

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)