Mulheres Negras pelo Clima: fortalecendo as periferias urbanas

Projeto ANDUS (GIZ Brasil) e Secretaria Nacional de Periferias (Ministério das Cidades)

A mesa apresentará a Mentoria Mulheres Negras pelo Clima, fruto da parceria da GIZ com a Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, como parte do Programa Periferia Viva.

A jornada teve como objetivo o fortalecimento de lideranças periféricas urbanas, protagonistas da transformação e desenvolvimento sustentável de seus territórios. Elas passaram por capacitações, refletiram sobre medidas para melhorar as condições ambientais e combater os impactos das mudanças climáticas em seus territórios, tiveram reuniões estratégicas com o governo federal e criaram uma rede de apoio entre elas, trocando experiências e saberes.

Para compartilhar suas experiências durante a mentoria, estarão na mesa: Ana Claudia Barbosa (líder da Ocupação Terra Prometida – São Paulo/SP), Bizza Araújo (Coordenadora na Cozinha Solitária do MTST em Sol Nascente – Brasília/DF), Dayane Monteiro (líder do Clube de Catadores do Aratu – João Pessoa/PB), Lília Melo (líder do Cineclube Terra Firme – Belém/PA) e Simone Sigale (Cocoordenadora da Coletiva Mulheres da Quebrada – Belo Horizonte/MG).

A Mentoria Mulheres Negras pelo Clima foi implementada no âmbito do Projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano no Brasil (ANDUS), parceria entre o Ministério das Cidades (MCID), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia (BMWE) da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). É implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha.

Gratuito

Inscrições

As inscrições devem ser feitas aqui.
As inscrições estarão abertas até o início da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

 

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.