O Campus EUREF em Berlim. Um monumento da era fóssil se torna um bairro de emissão zero

Dr. Martin Gegner, Berlin Social Science Center (WZB)

O Campus EUREF em Berlim é um “laboratório real para a transição energética” (autodescrição), um distrito empresarial que atualmente oferece cerca de 7.000 empregos. Está localizado diretamente na estação de S-Bahn de Schöneberg e não muito longe do entroncamento rodoviário de mesmo nome.

O desenvolvimento adicional da infraestrutura de transporte na área ao redor do Campus EUREF tem sido objeto de acalorado debate político por décadas. Com sua existência e a política de preferir soluções de mobilidade sustentável, o Campus EUREF desempenhou um papel decisivo para garantir que a autoestrada federal não fosse estendida por quilômetros adicionais para o norte. Ao mesmo tempo, as empresas locais receberam incentivos para eletrificar suas frotas de carros por meio da promoção decisiva da eletromobilidade no campus – quase 100% de todas as vagas de estacionamento nas garagens subterrâneas são capazes de carregar veículos. Simultaneamente, os preços elevados tornaram o estacionamento pouco atraente para os funcionários, independentemente de possuírem veículos elétricos ou motores de combustão.

O ponto decisivo para este desenvolvimento sustentável foi a consultoria científica do Research Campus Mobility2Grid (M2G) interdisciplinar, liderado pela TU Berlin (Universidade Técnica de Berlim) e pelo Berlin Social Science Center (WZB), juntamente com parceiros industriais como Siemens e Schneider Electric.

O proprietário da área, a EUREF AG, seguiu não apenas o conceito de mobilidade proposto pelo M2G, mas também instalou um microgrid com facilidades de carga bidirecional para carros elétricos, scooters e bicicletas, conforme proposto pelo M2G em 2014. A eletrificação de todas as vagas de estacionamento, ofertas de compartilhamento (sharing) e micromobilidade baseada em elétricos são os pilares do conceito. Menos de 10% das 7.000 pessoas que atualmente trabalham no campus se deslocam de carro para o trabalho.

Combinado com a produção de energia sustentável on-site, o Campus EUREF oferece um exemplo excepcional de setor coupling (acoplamento setorial) entre a transição dos transportes e da energia. Além disso, no Campus EUREF, apenas edifícios energeticamente eficientes são construídos, e grande parte do tecido antigo é reutilizado e renovado de forma climaticamente neutra. O design de interiores do antigo gasômetro é o exemplo emblemático.

Muitas empresas, especialmente jovens, e instituições de pesquisa dos campos de energia, proteção ambiental e mobilidade, que desenvolvem soluções ecologicamente e economicamente sustentáveis, estabeleceram-se aqui desde o início do desenvolvimento do local em 2008. O Campus EUREF já cumpria as metas de proteção climática de CO2 do governo alemão para 2045 desde 2014. Este amplamente visível antigo símbolo da era dos combustíveis fósseis é agora um marco da conversão sustentável de antigos locais industriais.

Isso permite tirar conclusões sobre a integração urbanística de novos ou existentes distritos (empresariais) em seu ambiente: a política de transportes e o planejamento urbano devem estar mais intimamente interligados; em vez de novos distritos em greenfields (áreas virgens), novos assentamentos devem ser precedidos por infraestruturas de transporte sustentáveis e não, como ainda é comum, sucedidos por elas.

Fique atento, três atividades acontecem antes da abertura da Bienal:

13/09 – atividade associada | oficina Terra em trama (foto ao lado);
15/09 – oficina Imaginando arquiteturas para um mundo quente – módulo 1 (inscrições até 13/09);
17/09 – dois filmes da 1ª sessão da Mostra Cinema, arquitetura e sociedade: Registros de um mundo quente.

(A programação ainda está em processo de inclusão no site; em breve ela estará completa)