Avanços e desafios na construção de políticas públicas para territórios periféricos

Nabil Bonduki, Flávio Tavares, Ediane Maria, Joelma Dias e Uvanderson Silva

A mesa propõe uma reflexão sobre como as políticas públicas podem reconhecer e fortalecer essas experiências, superando a visão racista que enxerga as favelas e comunidades apenas como “problemas a serem corrigidos”.

A discussão reunirá lideranças comunitárias, parlamentares e representantes institucionais para evidenciar experiências concretas de enfrentamento da crise climática a partir das periferias — ações que articulam inclusão, inovação institucional e protagonismo comunitário.

A mesa também buscará ampliar o diálogo sobre o papel do Estado na garantia do direito à moradia segura, no acesso a serviços públicos e na garantia do protagonismo de agentes locais na tomada de decisões sobre o território.

Gratuito

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas aqui.
As inscrições estarão abertas até o início da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.