Preservar a biodiversidade na cidade

Patricia Sanches, Ricardo Cardim, Adriana Sandre, Oscar Bressane e Marina Bragante. Mediação Leandro Fontana (IABsp)

A mesa propõe um diálogo sobre projetos que apontam caminhos para a preservação da sociobiodiversidade nas cidades. Serão apresentados e discutidos exemplos que envolvem a integração entre comunidades locais e paisagem, a promoção de cadeias produtivas sustentáveis e o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza. O debate também abordará iniciativas que ampliam os espaços verdes, criam paisagens favoráveis à vida silvestre e estimulam a consciência coletiva sobre a importância da conservação ambiental. Esta discussão conecta-se diretamente a um dos eixos temáticos centrais da Bienal, Preservar as florestas e reflorestar as cidades, incorporando radicalmente a biodiversidade como forma de reversão do aquecimento global.

Participantes convidados:

Patricia Sanches – selo CAIXA de gestão sustentável
Ricardo Cardim – Paisagista, botânico e diretor da Cardim Arquitetura Paisagística
Adriana Afonso Sandre – Arquiteta paisagista, bióloga, professora doutora na FAUUSP e pesquisadora pela FAPESP
Oscar Bressane – Arquiteto paisagista e diretor da Oscar Bressane Arquitetura e Paisagismo

Debatedora convidada:
Marina Bragante – Vereadora de São Paulo – Rede Sustentabilidade

Mediação:
Mediação: Leandro Fontana – IABsp

Gratuito

Inscrições

As inscrições devem ser feitas aqui.

A seleção será feita por ordem de inscrição.

As inscrições estarão abertas até o inicio da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.