Reuso: experiências europeias

Martino Pedrozzi (USI/Mendrisio - Suíça) e Fernando Rodrigues (Porto, Portugal)

Nesta sessão, vamos explorar dois projetos que demonstram a importância da reabilitação e inovação em contextos distintos. O primeiro projeto, realizado em pastagens de montanha na Suíça, apresenta uma abordagem única para a preservação do patrimônio cultural e paisagístico. Através da reabilitação de ruínas de fazendas abandonadas, o projeto busca proteger a paisagem e restaurar a identidade do lugar. Com uma abordagem colaborativa e voluntária, o projeto envolveu a comunidade local e resultou em uma solução criativa e eficaz para a preservação do patrimônio. Sceru e Giumello é um exemplo de como a arquitetura pode ser usada para preservar a memória e a identidade de um lugar. A reabilitação das ruínas não apenas protege a paisagem, mas também oferece uma oportunidade para refletir sobre a história e a cultura da região.

O segundo projeto, desenvolvido em Portugal, destaca uma operação de habitação básica participada que combina eficiência energética e envolvimento comunitário. O projeto foi desenhado com e para a comunidade que vivia em condições deficitárias e resultou na construção de 79 moradias com grande eficiência energética. Com um custo de cerca de 50 mil euros por moradia, o projeto oferece uma solução sustentável e inovadora para a habitação social básica. O projeto é um exemplo de como a parceria entre o setor público e privado pode resultar em soluções eficazes para problemas complexos. A participação da comunidade e a priorização da eficiência energética são fundamentais para a sustentabilidade do projeto.

Gratuito

Inscrições

As inscrições devem ser feitas aqui.

A seleção será feita por ordem de inscrição.

As inscrições estarão abertas até o inicio da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)