Sessão de Encerramento + Premiação do Concurso Internacional de Escolas da 14ª BIAsp 

Camila Camargo (CAU/SP), Taynara Gomes (CAU/PA), Pedro Rossi (Diretor Cultural do IAB), Cid Blanco (Comissão ODS/UIA), Raquel Schenkman (presidente IABsp), curadores, Lucas Fehr e júri do concurso

Fechando o Fórum de debates da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo teremos a Sessão de Encerramento –  Caminhos para o futuro com a participação de Camila Camargo (CAU/SP), Taynara Gomes (CAU/PA), Pedro Rossi (Diretor Cultural do IAB), Cid Blanco (Comissão ODS/UIA) e Raquel Schenkman (presidente IABsp), que falarão brevemente sobre a atuação dessas instituições frente à crise climática, como na organização dos Guias IAB para a agenda 2030, uma parceria da UIA com o IAB, e na participação dos arquiteto na COP-30 em Belém.

Em seguida, receberemos os curadores para uma breve conversa sobre a Bienal. 

Ao final do evento, serão divulgados os 5 projetos vencedores do Concurso Internacional de Escolas da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, escolhidos entre os 30 trabalhos selecionados pela comissão julgadora. A cerimônia de premiação terá a presença de Lucas Fehr, curador do Concurso, e dos membros da comissão julgadora Roberta Menezes Rodrigues e Luís Antônio Jorge. 

O Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da 14ª BIAsp tem como objetivo reconhecer trabalhos de estudantes que se relacionem com a temática do evento. As propostas submetidas versam sobre soluções e atitudes que reposicionam o modo como as ações humanas têm abordado e transformado o meio ambiente, seja ele urbano, rural ou natural.

O objeto do concurso é um projeto em local e tema de livre escolha dos interessados e dentro da proposta temática da 14ª BIAsp. Os cursos de arquitetura e urbanismo realizaram a seleção de seus trabalhos e inscreveram um representante no Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo.

As propostas apresentam contextos e escalas diversos e que valorizam as diferenças regionais, sociais, econômicas e culturais, dentro do entendimento de que o projeto de arquitetura deve contribuir com a possibilidade de sustentação da vida no planeta, por meio de soluções mais efetivas e viáveis, e pelo engajamento da população e de seus governos.

A chamada aberta recebeu mais de 130 inscrições de todo o mundo e 30 trabalhos foram selecionados pela comissão julgadora. 

Gratuito

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas aqui.
As inscrições estarão abertas até o início da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

Foto: Denise Andrade

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.