Sessão de Encerramento + Premiação do Concurso Internacional de Escolas da 14ª BIAsp 

Camila Camargo (CAU/SP), Taynara Gomes (CAU/PA), Pedro Rossi (Diretor Cultural do IAB), Cid Blanco (Comissão ODS/UIA), Raquel Schenkman (presidente IABsp), curadores, Lucas Fehr e júri do concurso

Fechando o Fórum de debates da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo teremos a Sessão de Encerramento –  Caminhos para o futuro com a participação de Camila Camargo (CAU/SP), Taynara Gomes (CAU/PA), Pedro Rossi (Diretor Cultural do IAB), Cid Blanco (Comissão ODS/UIA) e Raquel Schenkman (presidente IABsp), que falarão brevemente sobre a atuação dessas instituições frente à crise climática, como na organização dos Guias IAB para a agenda 2030, uma parceria da UIA com o IAB, e na participação dos arquiteto na COP-30 em Belém.

Em seguida, receberemos os curadores para uma breve conversa sobre a Bienal. 

Ao final do evento, serão divulgados os 5 projetos vencedores do Concurso Internacional de Escolas da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, escolhidos entre os 30 trabalhos selecionados pela comissão julgadora. A cerimônia de premiação terá a presença de Lucas Fehr, curador do Concurso, e dos membros da comissão julgadora Roberta Menezes Rodrigues e Luís Antônio Jorge. 

O Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da 14ª BIAsp tem como objetivo reconhecer trabalhos de estudantes que se relacionem com a temática do evento. As propostas submetidas versam sobre soluções e atitudes que reposicionam o modo como as ações humanas têm abordado e transformado o meio ambiente, seja ele urbano, rural ou natural.

O objeto do concurso é um projeto em local e tema de livre escolha dos interessados e dentro da proposta temática da 14ª BIAsp. Os cursos de arquitetura e urbanismo realizaram a seleção de seus trabalhos e inscreveram um representante no Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo.

As propostas apresentam contextos e escalas diversos e que valorizam as diferenças regionais, sociais, econômicas e culturais, dentro do entendimento de que o projeto de arquitetura deve contribuir com a possibilidade de sustentação da vida no planeta, por meio de soluções mais efetivas e viáveis, e pelo engajamento da população e de seus governos.

A chamada aberta recebeu mais de 130 inscrições de todo o mundo e 30 trabalhos foram selecionados pela comissão julgadora. 

Gratuito

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas aqui.
As inscrições estarão abertas até o início da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

Foto: Denise Andrade

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)