SHAPES: Structural Heat Adaptations & Education in urban and rural Pakistan

J. Augustin, C. Burman (The Bartlett, UCL), J.K. Das, A. Bonell, Z.A. Bhutta et al.

Implantação do projeto: Paquistão
Desenvolvimento do projeto: Paquistão, Gâmbia, Reino Unido

SHAPES é um projeto de pesquisa multianual que avalia a eficácia de adaptações estruturais para calor extremo no Paquistão, implementado em locais urbanos e rurais em Karachi e na província de Sindh.
O Paquistão enfrenta desafios significativos relacionados às mudanças climáticas, incluindo o aumento das temperaturas médias e ondas de calor mais frequentes e intensas, num contexto de rápida urbanização. Essas tendências já se traduzem em impactos na saúde: maiores taxas de doenças relacionadas ao calor (exaustão pelo calor e insolação), desidratação e estresse renal; exacerbações de doenças cardiovasculares e respiratórias, juntamente com prejuízos ao sono e à saúde mental. Mulheres grávidas, bebês, idosos e pessoas com condições crônicas enfrentam o maior risco, com o calor extremo vinculado a resultados adversos na gravidez.
Em assentamentos urbanos densos, tipologias comuns de construção oferecem sombreamento ou ventilação cruzada limitados, enquanto armazenam calor durante a noite. Em áreas rurais, estruturas de telado finas e serviços esparsos intensificam os picos diurnos e interrompem a recuperação. O fornecimento intermitente de energia e água, moradias superlotadas e a poluição do ar amplificam a exposição e limitam o acesso ao resfriamento eficaz.
O SHAPES concentra-se na eficácia potencial de várias medidas de baixo custo e alto impacto em escala de construção, incluindo sombreamento leve e de origem local (estruturas de bambu com tecido), argamassas à base de cal, tintas solar-refletivas, revestimentos de edificações, ventilação adicional, estruturas de sombra, plantio seletivo onde viável, e pequenas instalações de energia solar fotovoltaica para manter ventiladores e iluminação essenciais durante apagões da rede elétrica. Essas intervenções são entregues como parte de uma ação comunitária mais ampla liderada pela comunidade.
Essas intervenções estão sendo avaliadas como parte de dois ensaios controlados randomizados por clusters (um urbano, um rural) liderados pela Universidade Aga Khan em colaboração com a London School of Hygiene & Tropical Medicine e a Bartlett School of Architecture, UCL. Os ensaios avaliam a eficácia clínica com um desfecho primário de doença relacionada ao calor, e desfechos secundários, incluindo temperatura interna e conforto térmico, exposição pessoal e fisiologia, uso de serviços e resultados de saúde materna.
A pesquisa e coleta de dados incluem o uso de termografia por drone e medições de edificações baseadas em LiDAR, juntamente com modelagem térmica paramétrica e pesquisas rápidas de adequação domiciliar usando imagens, vídeo e questionários. Uma plataforma de dados personalizada foi desenvolvida para organizar e analisar informações de pesquisa de alto volume para habitações informais, apoiando propostas específicas para cada local e edificação que podem ser implantadas a baixo custo e permitindo a tomada de decisão liderada pela comunidade sobre onde e como instalar as intervenções. Medir em escalas de moradia e bairro possibilita identificar padrões locais de ilhas de calor e avaliar abordagens em escala de bairro para reduzir o acúmulo de calor urbano.
Joseph Augustin — Designer ambiental e arquiteto; Research Fellow Sênior e Lecturer, The Bartlett, UCL. Diretor fundador da Heat Island (Londres).
Christopher Burman — Tecnólogo urbano e pesquisador; Research Fellow Sênior e Lecturer, The Bartlett, UCL; Co-fundador da Heat Island (Londres)
Em colaboração com: Z.A. Bhutta; J.K. Das (Universidade Aga Khan); A. Bonell; A. Haines; S. Cousens (LSHTM)

Fique atento, três atividades acontecem antes da abertura da Bienal:

13/09 – atividade associada | oficina Terra em trama (foto ao lado);
15/09 – oficina Imaginando arquiteturas para um mundo quente – módulo 1 (inscrições até 13/09);
17/09 – dois filmes da 1ª sessão da Mostra Cinema, arquitetura e sociedade: Registros de um mundo quente.

(A programação ainda está em processo de inclusão no site; em breve ela estará completa)