Tá lá na rua do Acaia

Alice Barkhausen, Sofia Costa Pinto, Maddalena Pornaro, Licia Soldavini & Instituto Acaia

Ateliescola Acaia é um projeto socioeducativo na Vila Leopoldina que oferece a 250 crianças e jovens, principalmente das comunidades de baixa renda do entorno da Ceagesp, educação gratuita em tempo integral, assistência à saúde e formação para a cidadania. Os alunos podem frequentar desde a educação infantil até o ensino pré-técnico, beneficiando-se de um ambiente que combina teoria e prática, e valoriza a criatividade e a autonomia.

Todos os dias, por volta das 07h30 e das 16h30, as famílias convergem brevemente no portão da Ateliescola Acaia — um lugar marcado pela alegria e pelo cuidado, mas também pelo asfalto, carros estacionados e calor. Nos últimos anos, São Paulo tem enfrentado ondas de calor intensas, impactando desproporcionalmente as comunidades de baixa renda com acesso limitado a infraestruturas adaptativas. As crianças da Acaia habitam e transitam por esses “extremos” diariamente.

Reagindo ao tema urgente do calor extremo na São Paulo urbana, o projeto reúne alunos, pais e educadores para projetar e construir uma estrutura protótipo temporária no limiar da Ateliescola Acaia. Ele envolve diretamente a experiência vivida dos mais afetados — crianças e cuidadores — para ressignificar e transformar a área de entrada da escola em um espaço compartilhado, sombreado e acolhedor de encontro.

Esta intervenção colaborativa parte do conhecimento vernacular e do urbanismo tático, explorando as relações entre justiça climática, transformação urbana e aprendizado intergeracional. A estrutura resultante testará soluções específicas para o local por meio de estratégias de baixa tecnologia, mas também servirá como uma plataforma para a narrativa comunitária.

Tá lá na rua do Acaia é um projeto iniciado pela marceneira Alice Barkhausen (DE), pela designer e produtora cultural Sofia Costa Pinto (BR), pela arquiteta e construtora Maddalena Pornaro (IT) e pela pesquisadora urbana e educadora Licia Soldavini

Programação

De 8 a 18 de Setembro, das 9h às 16h – Workshop de desenho e construção (apenas para os alunos do Ateliescola Acaia)

19 de setembro, das 16h às 19h – Inauguração no Instituto Acaia com música, conversa e comida (aberta a todos)

16h – Música com Cultura na Calçada por: Hilton Hits  

17h – Apresentação dos resultados e conversa coletiva com Zoy Anastassakis (ESDI/UERJ)

18h – Comes e bebes

Instituto Acaia, R. Dr. Avelino Chaves, 159 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP, 05318-040

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.