Tank Shanghai

OPEN Architecture | LI Hu + HUANG Wenjing

Implantação do projeto: China
Desenvolvimento do projeto: China

A Natureza no Edifício
O Tank Shanghai Art Center está localizado às margens do Rio Huangpu, na área de West Bund, parte de um grande projeto de transformação da antiga zona industrial em uma vibrante comunidade à beira-rio.

O local específico do Tank Shanghai já foi parte de um aeroporto abandonado com tanques de combustível de aviação desativados, que passou por um longo e rigoroso processo de descontaminação antes da reurbanização.

Enquanto preservava cuidadosamente os tanques de óleo e os transformava em diferentes espaços artísticos, a OPEN “convidou” a natureza para transformar todo o local — outrora pavimentado em concreto e quase sem grama — em um parque urbano aberto a todos. O Centro de Artes está, então, perfeitamente integrado a essa floresta urbana e gramado recém-criados, sem revelar onde a arquitetura começa ou termina. É um centro de artes sem fronteiras — emblemático da visão desta instituição única para a arte contemporânea.
Central para o design é a fusão entre arquitetura e paisagem por meio de uma “Superfície-Z” em forma de Z — uma extensão paisagística de cinco hectares com árvores e gramíneas que conecta os cinco tanques e integra os diferentes elementos do local. A Superfície-Z traz benefícios estéticos e práticos para seu contexto à beira-rio, que desfruta de 115 metros de extensão de costa. A vegetação luxuriante cria uma área verde atraente e urgentemente necessária em uma cidade com apenas 17,56% de espaço verde, contribuindo para a restauração ecológica e o retorno da vida animal.

Ladeando o lado sul da praça, uma “Floresta Urbana” fornece sombra e vegetação tão desejadas pelos residentes urbanos. A leste, uma praça gramada oferece espaço aberto para lazer e eventos ao ar livre, funcionando também como área de apoio para grandes públicos durante festivais.

Programaticamente, as variadas configurações espaciais e o design flexível permitem que a instituição realize diversas exposições, performances e atividades comunitárias. Apesar dos desafios estruturais de adaptar os tanques, a renovação preserva muitas de suas características industriais originais, mantendo um diálogo entre o passado e o presente.
Em resumo, o Tank Shanghai transformou containers de combustível em containers de cultura e vida, conectando pessoas, arte e natureza. Ele se ergue como um equalizador social que atrai e generosamente acolhe pessoas de todos os caminhos da vida.

Sobre a OPEN:
A OPEN é um escritório de arquitetura que colabora entre diferentes disciplinas para praticar projetos arquitetônicos, urbanos, paisagísticos e de interiores. Também pesquisamos e desenvolvemos estratégias de design no contexto dos desafios sem precedentes que nossa geração e as futuras enfrentam.

A OPEN foi fundada por LI Hu e HUANG Wenjing na cidade de Nova York e estabeleceu seu escritório em Pequim em 2008. Alguns de seus principais projetos incluem: Sun Tower, Shanfeng Academy, Chapel of Sound, Shanghai Qingpu Pinghe International School, UCCA Dune Art Museum, Tank Shanghai, Pingshan Performing Arts Center, Tsinghua Ocean Center, Garden School/Beijing No.4 High School Fangshan Campus e Gehua Youth and Cultural Center.

E abrindo o nosso Fórum de Debates, amanhã (19/09) teremos:

13h30 – debate entre China e Brasil no China architecture exhibition day

18h – conferência de abertura com Kongjian Yu (China), criador do conceito de Cidades esponja

E tem muito mais! Oficinas, atividades, palestras, exposição. Participe! É tudo gratuito

(A programação e os projetos ainda estão em processo de inclusão no site; em breve estará completo)