The Green Path Panamá

Estúdio JIP+ Arquitetura, Urbanismo e Engenharia

Implantação do projeto: Panamá
Desenvolvimento do projeto: Panamá

As cidades latino-americanas continuam a crescer em população e infraestrutura, tornando urgente o planejamento urbano sustentável. Compreender os efeitos das ilhas de calor e do microclima urbano é fundamental para formular políticas que promovam o uso eficiente de energia. No Panamá, o transporte é o maior consumidor de energia, e os edifícios também apresentam alto consumo devido ao uso intenso de ar-condicionado. A mitigação das ilhas de calor por meio do planejamento urbano reduz essa demanda, melhora a saúde pública e estimula a economia. Além disso, a criação de conforto térmico e ambiental favorece o tráfego de pedestres, incentiva o uso de transporte alternativo e público e diminui a dependência do automóvel, reduzindo as emissões de CO₂.

The Green Path Panamá é uma proposta urbana baseada em evidências científicas que busca transformar a mobilidade e adaptar o ambiente físico para promover deslocamentos a pé. O projeto conecta cinco bairros da Cidade do Panamá por meio de corredores verdes, restauração de rios e incentivo à mobilidade ativa. A avaliação urbana identificou problemas como grandes quarteirões e poucos cruzamentos conectados. A proposta visa restaurar essas áreas com espaços públicos integrados a um sistema de transporte multimodal, construindo uma cidade mais conectada, saudável e verde.

A iniciativa evita cerca de 564 tCO₂/ano com o plantio de 5.000 árvores, engaja 500 moradores na mobilidade ativa, gera 65.000 horas adicionais de atividade física por ano e retira aproximadamente 150 carros das ruas, promovendo uma cidade mais sustentável, inclusiva e resiliente.

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.