A atividade consiste em uma caminhada pelo território onde está em fase de projeto o Parque Municipal Morro Grande, entre os distritos da Brasilândia, Freguesia do Ó e Pirituba, na zona Norte de São Paulo. A visita busca aproximar os participantes da história local e das mobilizações comunitárias que têm marcado a luta pela implantação desse espaço público, relevante patrimônio ambiental, histórico e cultural para a região.
Inserido em uma área de remanescente de Mata Atlântica, o terreno com mais de 600 mil m² possui nascentes e topografia acidentada, conferindo vistas para todo seu entorno. O grande vazio central, resultado da exploração mineral da extinta Pedreira Morro Grande, transformou-se em lago e, mais recentemente, em pátio de manobras do metrô. No terreno ainda resistem edificações antigas, herança do período em que a pedreira esteve em funcionamento, como a Capela Santa Clara de Assis, a Tecelagem, o cinema e as casas operárias. A Estrada do Congo – atualmente Av. Elisio Teixeira Leite – adjacente ao parque, carrega também uma memória de escravizados que vieram para a região. Esse conjunto arquitetônico, paisagístico e imaterial está presente na memória coletiva do território.
O Parque Morro Grande consta como parque urbano em planejamento no Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo (Lei 16.050/2014) e, em junho de 2023, foi assinado o Decreto de Utilidade Pública que prevê a desapropriação das áreas para serem adquiridas pelo município. Esse marco reforça a importância das mobilizações locais que, ao longo dos anos, têm pressionado o poder público pela efetivação do projeto e pela proteção contra invasões e crimes ambientais, aos quais a área está sujeita. O projeto do parque está em desenvolvimento e prevê uma última oficina participativa ainda este ano.
O Instituto A Cidade Precisa de Você convida, com apoio do Movimento em Defesa do Parque Morro Grande e Memórias do Morro Grande, para conhecer o lugar em sua dimensão ambiental, social e cultural, ressaltando a potência da co-criação e mobilização cidadã na construção dos espaços livres e coletivos da cidade.
Gratuito
Vagas: 15
Ponto de encontro para início da caminhada: R. Valêncio Augusto de Barros Filho, 829 – Sítio Morro Grande, São Paulo (Sede do Movimento em Defesa do Parque Morro Grande).
Inscrições:
ATENÇÃO: A atividade é somente para maiores de 18 anos. Será necessário assinar um termo de responsabilidade, pois possivelmente serão acessadas áreas de trilha, ruínas e caminhos com acessibilidade restrita.
Recomendamos uso de vestimenta e calçados adequados para caminhadas, uso de proteção solar, capa de chuva (caso haja previsão de intempéries) e água.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: projetos@acidadeprecisa.org
Enviar: nome, idade, telefone e informar caso apresente alguma necessidade específica de acessibilidade.
A seleção será feita por ordem de inscrição.
As inscrições estarão abertas até 1 de outubro, desde que haja vagas disponíveis.