Visita ao Parque Morro Grande

A Cidade Precisa de Você

A atividade consiste em uma caminhada pelo território onde está em fase de projeto o Parque Municipal Morro Grande, entre os distritos da Brasilândia, Freguesia do Ó e Pirituba, na zona Norte de São Paulo. A visita busca aproximar os participantes da história local e das mobilizações comunitárias que têm marcado a luta pela implantação desse espaço público, relevante patrimônio ambiental, histórico e cultural para a região.

Inserido em uma área de remanescente de Mata Atlântica, o terreno com mais de 600 mil m² possui nascentes e topografia acidentada, conferindo vistas para todo seu entorno. O grande vazio central, resultado da exploração mineral da extinta Pedreira Morro Grande, transformou-se em lago e, mais recentemente, em pátio de manobras do metrô. No terreno ainda resistem edificações antigas, herança do período em que a pedreira esteve em funcionamento, como a Capela Santa Clara de Assis, a Tecelagem, o cinema e as casas operárias. A Estrada do Congo – atualmente Av. Elisio Teixeira Leite – adjacente ao parque, carrega também uma memória de escravizados que vieram para a região. Esse conjunto arquitetônico, paisagístico e imaterial está presente na memória coletiva do território.

O Parque Morro Grande consta como parque urbano em planejamento no Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo (Lei 16.050/2014) e, em junho de 2023, foi assinado o Decreto de Utilidade Pública que prevê a desapropriação das áreas para serem adquiridas pelo município. Esse marco reforça a importância das mobilizações locais que, ao longo dos anos, têm pressionado o poder público pela efetivação do projeto e pela proteção contra invasões e crimes ambientais, aos quais a área está sujeita. O projeto do parque está em desenvolvimento e prevê uma última oficina participativa ainda este ano.

O Instituto A Cidade Precisa de Você convida, com apoio do Movimento em Defesa do Parque Morro Grande e Memórias do Morro Grande, para conhecer o lugar em sua dimensão ambiental, social e cultural, ressaltando a potência da co-criação e mobilização cidadã na construção dos espaços livres e coletivos da cidade.

Gratuito

Vagas: 15

Ponto de encontro para início da caminhada: R. Valêncio Augusto de Barros Filho, 829 – Sítio Morro Grande, São Paulo (Sede do Movimento em Defesa do Parque Morro Grande).

Inscrições:

ATENÇÃO: A atividade é somente para maiores de 18 anos. Será necessário assinar um termo de responsabilidade, pois possivelmente serão acessadas áreas de trilha, ruínas e caminhos com acessibilidade restrita.

Recomendamos uso de vestimenta e calçados adequados para caminhadas, uso de proteção solar, capa de chuva (caso haja previsão de intempéries) e água.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: projetos@acidadeprecisa.org

Enviar: nome, idade, telefone e informar caso apresente alguma necessidade específica de acessibilidade.

A seleção será feita por ordem de inscrição.

As inscrições estarão abertas até 1 de outubro, desde que haja vagas disponíveis.

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (27.09):

10h30 às 20h30 – Fórum SP Meeting

16h – Lançamento do livro Habitação Coletiva: BR/NL

NOS PRÓXIMOS DIAS (28.09 a 03.10)

28.09 – Fórum SP Meeting

28.09 – oficinas Primeiro Tempo e CLIMATIVA: Plano de Ação Climática para cidades brasileiras

28.09 – 4º Festival da Jóia no Parque da Jóia e atividade Território do Rio Bixiga refloresta canudos na Horta Denuzia

29.09 a 03.10 – oficina Embodied landscapes

30.09 e 02.10 – Mini-oficinas de Biomateriais no Lab Vivo

30.09 – Visita guiada da Ação Pantanal

01.10 – conferência Meios de produção com Jane Hall

01.10 e 02.10 – sessão 4 e sessão 5 da mostra Cinema, arquitetura e sociedade na cinemateca

01.10 – oficina Entre lâminas e vãos: modelos de projetos em MLC

01.10 – oficina Gramáticas da Natureza – arquiteturas do ínfimo no Lab Vivo

02.10 – filme A Força da Forma – viga lenticular fletida em madeira no IABsp

02.10 – Quintas Ameríndias na Oca. Amazônias das Margens aos Extremos: Labya-Yala da FAU-USP

02.10 – mesas Preservar a biodiversidade na cidade + Árvores e Justiça Térmica

03.10 – mesas Políticas de moradia para a população em situação de rua e a experiência do Fundo FICA + Inovando a Regularização de Moradias Populares + Equipamentos culturais em edifícios históricos adaptados

03.10 – Oficina de Concepção de Estruturas de Madeira com FIBRA no IABsp

03.10 – Visita ao Parque Morro Grande

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

E tem muito mais até 19 de outubro!

(Atividades e projetos ainda estão em processo de inclusão; em breve o site estará completo)

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.