Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil
O Jardim de Sequeiro é um jardim temporário, redesenhado e replantado a cada ano. Irrigado apenas com a chuva, o jardim germina, cresce, floresce, produz sementes e se seca em poucos meses, sendo assim adaptado à sazonalidade do Cerrado.
Suas flores ocupam o vão central do Instituto Central de Ciências (ICC) – edifício icônico da arquitetura moderna brasileira, projeto de Oscar Niemeyer e João Filgueiras Lima (Lelé), de 1962. Estende-se pelos módulos sequenciais do edifício, com 730 metros de comprimento por 15 metros de largura. Com mais de 5.000 m² de área plantada sobre laje, o jardim vive sobre uma fina camada de terra, sem irrigação. Com o fim das chuvas, suas sementes são colhidas para serem utilizadas no próximo ciclo. O jardim faz uso de flores de ciclo curto, exóticas, e capins nativos do Cerrado em composição naturalista, inspirada nas formações campestres do Cerrado.
Surgido como integração entre projeto de extensão e gestão das áreas verdes da Universidade de Brasília, o Jardim de Sequeiro tem possibilitado economia e qualificação do espaço central da Universidade, ao mesmo tempo que tem promovido a articulação com atividades de ensino, pesquisa e inovação.
Como um jardim temporário e experimental, o Sequeiro pode ser redesenhado e aperfeiçoado a cada ano, possibilitando a ampliação contínua de seu escopo inicial e o desdobramento de seus temas em pesquisas e oficinas diversas, a partir de interações com diferentes campos disciplinares e vivências acadêmicas.
O Jardim de Sequeiro já teve 5 ciclos completos entre 2020 e 2025. Neste período 142 voluntários e bolsistas participaram diretamente do projeto, compondo as equipes que se renovam a cada ano. Foram oferecidas 118 oficinas temáticas (fotografia, aquarela, arranjos florais, coleta de sementes, abelhas nativas, tintura em tecido, visitas guiadas e muitas outras), com apoio de professores da UnB, de outras instituições de ensino e da comunidade em geral. Neste percurso, têm sido fundamentais as pesquisas científicas e o plantio colaborativo de jardins com a ESALQ/USP, a UNESP/Bauru, assim como o que ocorreu entre 2022 e 24 no Instituto Inhotim/MG.
O projeto foi premiado na V Bienal Latino-Americana de Arquitetura Paisagística em 2022. Mais recentemente, foi escolhido pelo Plano Coletivo para integrar, junto a outras referências, seu projeto intitulado (RE)INVENÇÃO, na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza.
Jardim de Sequeiro, 2020 -, é um projeto idealizado e coordenado pelo Dr. Júlio Barêa Pastore, professor de paisagismo da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura da UnB, responsável pela gestão das áreas verdes da Universidade. São participantes do projeto servidores da PRC, alunos bolsistas, voluntários e público externo.
Mais informações: Instagram: jardimdesequeiro@gmail.com; Youtube: jardimdesequeiro E-mail: jardimdesequeirpo@gmail.com