Atua como pesquisadora do coletivo Cartografia Negra e como educadora no Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas, do Núcleo de Estudos de Violência da USP. Graduada em Jornalismo, tem formação complementar no Centro de Estudos Africanos e é mestranda em História Social na Universidade de São Paulo. Foi repórter na ARTE!Brasileiros e na Revista Vaidapé. Trabalhou com produção de conteúdo na Cooperativa Paulista de Teatro.
Equipe
→ Equipe curatorial
-
Carolina Piai Vieira
Curadora
-
Larissa Francez Zarpelon
Curadora
Arquiteta e urbanista, doutora pela FAU-Mackenzie. Pesquisa relações entre arquitetura, paisagem urbana e espaço público nas cidades latino-americanas. Docente nas disciplinas de Projeto Arquitetônico – Intervenção Urbana, Projeto Urbano e Paisagístico e Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Paulista. Em 2020, integrou a articulação e formação da Chapa 1 CAU + Plural para as eleições do CAU e, em 2021, passou a participar do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP) como conselheira suplente
-
Louise Lenate Ferreira da Silva
Curadora
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), pesquisadora de relações raciais no Laboratório de Estudos de Raça e Espaço Urbano (LabRaça) da mesma instituição e atuante no campo de patrimônio cultural por meio da Vila Maria Zélia. Foi estagiária do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (DPH) e integrou o programa de Visitas Patrimoniais do Sesc Pompéia como educadora patrimonial. É amante da música, da rua e das memórias, incorporando sua pesquisa sonora em suas leituras sobre os espaços vivenciados.
-
Luciene Gomes
Curadora
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e doutora em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade e Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade. É pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Acessibilidade, Corpo e Cultura da Universidade Federal de Sergipe e do Grupo Arquitetura e Acessibilidade da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora do Projeto de Extensão Pipoca e Paisagem da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e colunista da Revista Reação.
-
Pedro Cardoso Smith
Curador
Arquiteto e urbanista com Especialização em Habitação e Cidade pela Escola da Cidade e mestrado pela Universidade Mackenzie. Atuou na Secretaria Municipal de Habitação do Município de São Paulo com urbanização de favelas – especialmente Paraisópolis – e no Plano Diretor Estratégico vigente (equipe das Zonas Especiais de Interesse Social). Integrou, na Secretaria Municipal de Cultura do Município de São Paulo, a equipe responsável por supervisão, acompanhamento e fomento cultural à periferia, com os programas VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) e Pontos de Cultura. Atualmente é docente na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz e na Universidade Paulista, onde leciona Projeto Arquitetônico de Habitação Coletiva.
-
Pedro Vinícius Alves
Curador
Pesquisador do coletivo Cartografia Negra, trabalhou na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo nos anos de 2014 e 2015, auxiliando na produção do VII Festival da Mantiqueira (2014) e do VII Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Autor do livro de poesias Caderno Negro. Como integrante do coletivo Cartografia Negra participou como formador em Cartografia Cultural no programa de Formação de monitores das Casas de Cultura, palestras, atividades em escolas e as Voltas Negras, que o coletivo realiza mensalmente desde 2018.
-
Raíssa Albano de Oliveira
Curadora
Mulher preta, antropóloga e educadora, mulherista africana com formação complementar nas áreas das artes plásticas, fotografia e filosofia. Sua pesquisa procura desenvolver caminhos para a educação em relação aos povos da diáspora africana, cidades e subjetividades poéticas. É idealizadora e pesquisadora do Coletivo Cartografia Negra. É monitora da pós-graduação Cidades em Disputa da Escola da Cidade.
-
Sabrina Fontenele
Curadora
Diretora de Cultura do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo. Arquiteta e urbanista (2020-2022), com mestrado e doutorado pela FAUUSP, onde realizou pesquisas publicadas sobre arquitetura, cidade e preservação. Finalizou em 2019 o pós-doutorado na Unicamp quando escreveu um livro que trata de habitação, gênero e modernidade. Autora dos livros Edifícios modernos e o traçado urbano no Centro de São Paulo (2015) e Restauro da Faculdade de Medicina da USP: estudos, projetos e resultados (2013). Foi pesquisadora do Centro de Preservação Cultural da USP (2012-2018), onde atuou ainda como editora científica da Revista CPC e como curadora da exposição Tempo das Construções (2013-2014). Colabora desde 2018 como professora na Escola da Cidade.
-
Thiago Sousa Silva
Curador
Escritor afrocentrado, artista plástico e artista de histórias em quadrinhos. Educador e pesquisador do Medu Neter (hieróglifos, o sistema de escrita do antigo Kemet, Egito) pela instituição Kasa de Maat. Formado pela mestra Anika Osaze (Nefer Ka Maat) pelo Shrine of Maat, New York. Pesquisador e educador das tradições e tecnologias científicas, culturais e espirituais do antigo nordeste africano. Graduando em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – Campus São Paulo, pesquisa o uso de histórias em quadrinhos de sua autoria para o ensino de Geografia na Educação Básica.
-
Viviane de Andrade Sá
Curadora
Arquiteta e artista, é doutoranda em Projeto, Espaço e Cultura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e investiga os processos de visibilidade e apagamento dos corpos nos espaços da cidade com o projeto Corpos Visíveis, superexposição como processo de apagamento social e espacial na cidade contemporânea. Tem mestrado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP) na área de concentração Poéticas Visuais com o trabalho Construir com Corpo, o corpo fragmentado como dimensão do espaço. Fez graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. É conselheira suplente no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP). É docente na Universidade Paulista e ministra as disciplinas de Projeto Urbano, Intervenção Urbana e Espaço Aberto e Projeto Arquitetônico, Habitação Coletiva.
→ Coordenação da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
-
Karina Silva de Souza
Coordenação geral
Arquiteta e urbanista, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP), com o trabalho final O que é o Patrimônio? Um ensaio sobre a valoração no centro de São Paulo. Cursa atualmente a pós-graduação lato sensu “Cidades em Disputa – Pesquisa, História e Processos Sociais”, na Escola da Cidade (São Paulo – SP) e “Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado”, no Centro Universitário Senac. Estuda o patrimônio, a cultura e a cidade na América Latina. Estagiou como educadora e assistente de produção no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE). Foi também assistente de produção na Casaplanta.
-
Gabriela Duarte Navajas
Coordenação adjunta
Arquiteta e urbanista, formada pela Escola da Cidade (São Paulo – SP) em 2020, onde também cursou a pós-graduação "Cidades em Disputa – pesquisa, história e processos sociais" (2021). Fez um ano de graduação-sanduíche na Universidade de Bologna (Itália) entre 2014-2015, pelo programa Ciência sem Fronteiras, como bolsista da Capes. Possui experiência profissional como arquiteta expográfica e designer gráfica na exposição "Artacho Jurado no Desenho da Cidade" (2021) e como assistente de curadoria e organização do XVI Seminário Internacional Escola da Cidade (2021), além de estagiar no Kiko Farkas/Máquina Estúdio (2020), na Editora da Escola da Cidade (2019), no Estúdio Artigas (2018) e no BAÚ (2017-2018).
→ Estagiários
-
Helena Ramos
Estagiária de Design
-
João Palazzo
Estagiário de Design
-
Leonardo Gomes
Estagiário de Coordenação
→ Diretoria IABSP
-
Danilo Hideki
Relações Institucionais
Arquiteto formado pela FAUUSP em 2009, trabalhou com projetos públicos e de restauro até 2010 com a Profa. Dra. Helena Ayoub Silva, colaborando também com arquitetos como Julio Katinsky e Paulo Mendes da Rocha. Em 2011, trabalhou com habitação de interesse social ao lado dos arquitetos Eduardo Ferroni, Pablo Hereñu e Marcos Acayaba. Trabalhou de 2012 a 2018 no escritório do arquiteto Isay Weinfeld, onde desenvolveu projetos de residências, restaurantes, edifícios residenciais, corporativos e interiores. Atualmente atua em escritório próprio e faz parte da gestão do IAB SP.
-
Gabriela de Matos
1ª Vice-Presidente
Arquiteta e urbanista, graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, em 2010. Em 2016, especializou-se em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído pela UFMG. Mestranda do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. É fundadora do projeto Arquitetas Negras, que atualmente mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras. Pesquisa o racismo estrutural e suas influências no planejamento urbano e arquitetura contemporânea produzida em África e sua diáspora. Propõe, entre outros projetos, ações que promovem o debate de gênero e raça na Arquitetura como forma de dar visibilidade à questão. Assina o editorial da Revista Arquitetas Negras v.1, a primeira publicação feita por arquitetas negras no Brasil. Premiada como Arquiteta do Ano 2020 pelo IAB RJ.
-
Mariana Martinez Wilderom Chagas
Diretora de Ensino
Pós-doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). É bacharel em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP, 2009) e mestre e doutora pela mesma instituição (2014). Foi pesquisadora visitante na TUDelft (2018) e integra o grupo de pesquisa Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea (PC3) da FAUUSP desde 2015. Sua investigação envolve teoria e crítica da arquitetura moderna e contemporânea; arquitetura e cidade contemporânea na América Latina e arquitetura educacional. É coautora dos livros Urbanismo social na América Latina (Springer, 2019) e Marcenaria Baraúna: móveis como arquitetura (Olhares, 2017). Já trabalhou em diversos escritórios de arquitetura em São Paulo e desde 2013 dirige seu próprio estúdio.
→ Artistas Convidados
-
Arquitetura na Periferia
Iniciativa sem fins lucrativos que reúne e capacita mulheres para a independência de reformar e construir as próprias casas a partir de um processo de assessoria técnica.
-
Coletivo Coletores
Formado em 2008 na periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo pelos artistas e pesquisadores Toni Baptiste e Flávio Camargo, o Coletivo Coletores tem como proposta pensar as cidades como meio e suporte para suas ações utilizando diferentes linguagens visuais e tecnológicas, discutindo temáticas ligadas às periferias, apagamentos históricos/culturais, assim como o direito à cidade.
-
Christophe Hutin
Arquiteto e professor-pesquisador na École Nationale Supérieure d'Architecture de Bordeaux. Especializado em arquitetura sustentável baseada na economia da construção, realizou diversos projetos na área de habitação, mas também de equipamentos públicos culturais. Christophe Hutin foi nomeado curador do pavilhão francês na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 em torno de seu projeto: "Communities at work". Ele também foi um colaborador da Bienal de Arquitetura de Chicago 2021.
-
Dele Adeyemo
Arquiteto, artista e teórico urbano. Através de uma prática estética negra transdisciplinar, englobando o desenho, movimento e som, sua obra mobiliza o virtuosismo da vida cotidiana negra na África e na diáspora.
-
Francis Kéré
Arquiteto de Burkina Faso de renome internacional e laureado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2022, reconhecido por sua abordagem pioneira em design e modos de construção sustentáveis. Alguns dos projetos mais famosos são a Assembléia Nacional de Burkina Faso, a Clínica Cirúrgica e o Centro de Saúde do Dr. Léo, o Pavilhão Serpentine 2017 e Xylem, o pavilhão recentemente inaugurado para o Centro de Arte Tippet Rise.
-
Grupo Banga
Refere-se a um grupo de cinco arquitectos angolanos que visam promover a cultura e a arquitetura angolanas através de projetos e eventos artístico-culturais. Fazem parte dos elementos do grupo: Kátia Mendes, Yolana Lemos, Gilson Mendes, Elsimar de Freitas e Mamona Duca. O grupo faz parte de uma "geração mais jovem" de arquitetos angolanos, que busca principalmente uma ou várias identidades dentro da arquitetura nacional. Unidos em prol do desenvolvimento e promoção da arquitetura e artes do seu país de origem, o grupo BANGA procura com projetos autorais refletir sobre o estado da arquitetura em Angola, bem como pensar a concepção e morfologia das comunidades, sempre atentos aos sinais da vida cotidiana da sociedade. Na base de trabalho deste coletivo é claro o uso das técnicas de colagem, fotomontagens, ilustrações, entre outros recursos gráficos.
-
Jaime Lauriano
É artista visual. Sua produção busca trazer à superfície traumas históricos relegados ao passado, aos arquivos confinados, em uma proposta de revisão e reelaboração coletiva da História.
-
Mona Rikumbi
Atriz, bailarina, poeta, performer, artista independente. Cria e produz os próprios trabalhos. Adetayo Ariel, percussionista solista, historiador de formação, produtor de conteúdo afro pedagogo. Educador em oficinas de tambores com material reciclável
-
Mouraria 53
Coletivo interdisciplinar formado pelo processo de reforma e ocupação de uma ruína-casarão no centro antigo de Salvador, Bahia. Mutirões, pedagogia, reuso de materiais, relações entre construção e habitação, e processos de arquitetura são temas que, a partir da experiência da casa, guiam outras pesquisas. Funcionando como uma rede de amigos e projetos, o grupo se une em trabalhos a partir da memória da cidade e da investigação de suas mudanças. Foram os únicos do Nordeste selecionados para a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo e em 2022 lançaram o livro Cincotrês, com apoio do edital Rumos Itaú Cultural.
-
Uýra
É uma entidade híbrida, o entrelaçar dos conhecimentos científicos da biologia às sabedorias ancestrais indígenas. Chama as plantas por seus nomes populares e em latim, e assim evoca suas propriedades medicinais, seus gostos, seus cheiros, seus poderes. O resultado é uma compreensão complexa e intrincada da mata, um emaranhado de conhecimentos e buscas. Uýra se apresenta como “uma árvore que anda”. Nasceu em 2016, quando a biólogo decidiu expandir sua pesquisa acadêmica e buscar formas de levar o debate sobre a conservação ambiental e os direitos indígenas e LGBT+ às comunidades de Manaus e seus arredores. Em aulas de arte e biologia, ou performances fotográficas, em maquiagens e camuflagens, em textos e instalações, o que Uýra faz é falar desde a floresta e com ela.
Artistas Selecionados
-
Ahora, Luciana Varkulja e Dapoda
Ahora é um estúdio de pesquisa e design que investiga paisagens futuras moldadas por economias extrativistas. Dirigido por Linda Schilling e Claudio Astudillo em Santiago, Chile. Luciana Varkulja é arquiteta, pesquisa práticas de manejo florestal para ter uma abordagem holística durante o processo de projeto. Dapoda é uma startup cujo objetivo é promover a valorização de resíduos de árvores em áreas urbanas.
-
Andrey Guaianá Zignnatto
Artista indígena Tupinaky’ia e Guarani. Trabalhou como pedreiro com seu avô. Estas memórias afetivas e ancestrais servem como base para a poética, escolha dos processos e materiais de produção de seus trabalhos.
-
Augusto Leal
O artista entende a arte como prática libertadora na medida em que por meio dela consegue compreender e elaborar as questões que lhe atravessam e fabular novos mundos. Pensando a partir das relações sociais e geopolíticas pesquisa como a arte pode promover transformações na forma que as pessoas pensam, se relacionam e se movem no mundo
-
Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã
Fundado por Fernando Alabê e Fefê Camilo, tendo como carnavalesca Francine Moura. Representa um ESTADO DE INTENÇÃO em fazer abrir cada vez mais caminhos e possibilidades ao povo negro, criando, produzindo, difundindo e estabelecendo movimentos pretos.
-
CAPU – Coletivo de Ações Poéticas Urbanas
Criado em 2018 na cidade de Goiânia, Goiás, entendendo que a ação participativa é um ato transformador. Ao criar práticas urbanas no contexto de uma cidade histórica, o CAPU busca maneiras de descolonizar os processos artísticos e educacionais.
-
Cidade Quintal
Laboratório de práticas urbanas que desde 2016 se dedica a fortalecer comunidades a partir da arte, do design participativo e do urbanismo.
-
Coletivo Humana Mente
Formado por alunos, professores e intérpretes de Língua de Sinais do Colégio e do Centro de Educação para Surdos Rio Branco. Desde 2013, a partir de discussões e troca de referências, unimos arte e acessibilidade.
-
Gabriela e Mariana Leandro Pereira
são irmãs. Gabriela é arquiteta e urbanista, professora na Universidade Federal da Bahia, onde realiza pesquisas sobre a cidade, interseccionadas pelos estudos raciais e de gênero. Mariana é bacharel em direito, pesquisadora independente, pós graduada em Mediação, Gestão e Resolução de Conflitos, sócia-fundadora da Tangram Diálogos e do Coletivo Dialogar.
-
GeMAP - Grupo de Estudos Mapografias Urbanas (FAUUSP)
Propõe trabalhar a partir da interlocução entre estudos urbanos e formas de representação territoriais, mobilizando ferramentas e linguagens que permitam produções partilhadas com os sujeitos habitantes dos territórios com os quais atua. Imargem Iniciativa multidisciplinar, criada em 2006 na beirada sul de São Paulo às margens da represa Billings, no distrito do Grajaú, que propõe um olhar cuidadoso para a paisagem povoada da periferia, fomentando o pensar e agir diante das potencialidades e problemáticas da nossa sociedade.
-
Jadson Rocha
Vive e trabalha em Brasília, Distrito Federal. Produz objetos, instalações, intervenções e performances, a partir de questões como vazio, fragilidade, palavra, miudeza e cotidiano.
-
Jessica Bittencourt
Vive e trabalha em Natal-RN. Arquiteta e Urbanista, atualmente é professora de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestra em Habitação de Interesse Social. Artista visual com foco em práticas urbanas e intervenção no espaço.
-
Juan Casemiro
Vive e trabalha entre São Paulo, São Paulo e Conceição das Pedras, Minas Gerais. É artista visual e arquiteto, mestrando da FAU USP. Sua pesquisa busca tensionar as relações entre trabalho e fazer artístico, com desdobramentos no campo da arquitetura e produção da cidade.
-
Leticia Pardo
Arquiteta e artista mexicana radicada em Chicago, seu trabalho se concentra em histórias sobre migração, formas de fazer lugar, de cidadania através das fronteiras e como estas se manifestam na arquitetura e na cidade.
-
Francine Moura e Lumumba Afroindígena
Francine Moura é mulher negra e ama criar espaços, imagens e imaginários. Atua como arquiteta, diretora de arte, carnavalesca, dançarina. Lumumba Afroindígena, homem negro, artista plástico autodidata. Suas principais influências hoje são Basquiat, Ordalina Cândido e a arte original africana e ameríndia.
-
Mãos à Obra Zabelê
O projeto realiza assessoria técnica participativa em uma parceria do coletivo Levanta Amotara Zabelê (Núcleo de Arquitetura), Universidade Federal do Sul da Bahia (Núcleo de Estudos e Intervenções na Cidade e Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação) e Escola da Cidade (Plataforma Arquitetura e Biosfera), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UFSB.
-
Mika S
Artista multimídia do sertão baiano. Graduade em humanidades pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA e urbaniste e arquitete pela FAUFBA. Tem experiência com mostras, exposições, pesquisas e projetos multilinguagens.
-
Mona Rikumbi e Adetayo Ariel
Mona Rikumbi é atriz, bailarina, poeta, performer, artista independente. Cria e produz os próprios trabalhos. Adetayo Ariel, percussionista solista, historiador de formação, produtor de conteúdo afro pedagogo. Educador em oficinas de tambores com material reciclável.
-
Pedro Vitor Costa, Ana Amorim, Melanie Martins, Victoria Michelini, Ravísia Avelar, Ricardo Kranen
Coletivo de arquitetxs e urbanistas formadxs pela FAU-UFRJ e vinculados ao Tre+Co (Laboratório de pesquisa e práticas transdisciplinares em arquitetura). Nossa parceria se dá a partir de um interesse por investigar as zonas de contato do conhecimento no campo ampliado da arquitetura.
-
Rádio Floresta
É um agrupamento coletivo em torno da Rádio a fim de amplificar vozes, fazer junto e formação de comunidade. Se faz a partir da produção de alianças multi específicas com e a favor da ideia de florestidade.
-
Rebeca Ramos
Artista visual e arte educadora. É bacharela em Artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2020), tem especialização pela Escola da Cidade no curso Cidades em Disputa: história, pesquisa e movimentos sociais (2021) e cursa Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Produz seus trabalhos a partir das temáticas da cidade.
-
Taller Creando Sin Encargos
É um coletivo de design sediado em Porto Rico, composto por três arquitetas. Sua missão é pesquisar, construir e apoiar uma arquitetura que promova a equidade.
-
Teresa Siewerdt
Artista, pesquisadora, educadora e neta de agricultores. Tem interesse pelo cultivo da terra e pela criação ou fortalecimento de formas de coletividades interespecíficas através da arte.
-
Thiago Lee
Paulistano e filho de pais sul-coreanos. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP e atualmente cursa um duplo mestrado em Arquitetura e em Planejamento Urbano na Universidade de Columbia em Nova York.
-
Vilma Patrícia S. Silva e Luis Claudio N. Matos
Vilma Patrícia S. Silva Negra candomblecista e escritora. Graduada e mestranda em arquitetura e urbanismo/UFBA, cofundadora do grupo de pesquisa EtniCidades- UFBA. Realiza trabalhos arquitetônicos de forma voluntária em terreiros de Candomblé desde 2013. Luis Claudio N. Matos Negro Ogan, graduando em História pela UCSAL-BA, pesquisador sobre religiosidade de matrizes africanas com enfase na oralidade e fez parte deste projeto como executor e autoridade do terreiro.
Sesc – Serviço Social do Comércio SESC
Administração Regional no Estado de São Paulo
Presidente do Conselho Regional | Abram Szajman
Diretor do Departamento Regional | Danilo Santos de Miranda
Superintendentes
Técnico-social | Joel Naimayer Padula, Comunicação Social | Ivan Giannini, Administração | Luiz Deoclécio Massaro Galina, Assessoria Técnica e de Planejamento | Sergio José Battistelli
Gerentes
Artes Visuais e Tecnologia | Juliana Braga de Mattos, Estudos e Desenvolvimento | Marta Raquel Colabone, Artes Gráficas | Rogerio Ianelli, Difusão e Promoção | Marcos Ribeiro de Carvalho, Assessoria de Relações Internacionais | Aurea Leszczynski Vieira Gonçalves, Assessoria de Imprensa | Ana Lúcia de La Vega, Assessoria Jurídica | Carla Bertucci Barbieri, Sesc Avenida Paulista | Daniel Eiji Hanai
Equipe Sesc
Aline Ribenboim, André Leite Coelho, Angélica Cristine de Paula, Carolina Barmell, Carolina Vidal, Edson FM, Elenice Andrade Ribeiro Lino, Felipe Diniz, Fernando Fialho, Graziela Nunes, Heloisa Pisani, João Evandro Biazotto, João Paulo L. Guadanucci, Karina Musumeci, Laís Jesus, Lilian Sales, Luiz Felipe Santiago, Marcela Weege, Mariana Lins Prado, Marina Magalhães, Marina Real, Marina Reis, Nilva Luz, Renato Perez de Castro, Roberta Della Noce, Rosicleide da Silva Santos, Suellen Barbosa, Thais Angeline da Silva, Tina Cassie
CCSP – Centro Cultural São Paulo CCSP
Prefeito da Cidade de São Paulo | Ricardo Nunes
Secretária Municipal de Cultura | Aline Torres
Diretor | Rodolfo Beltrão, Ação Cultural | Ramon Soares, Acervo | Eduardo Navarro, Biblioteca | Juliana Lazarim, Comunicação | Nerie Bento, Produção | Luciana Mantovani, Núcleo de Projetos | Kelly Santiago e Walter Siqueira, Curadoria de Artes Visuais | Maria Adelaide Pontes e Sylvia Monasterios, Arquiteta de Exposição | Karen Doho, Produtor | Marllon Caetano
Instituto de Arquitetos do Brasil – Direção Nacional
Presidente Nacional | Maria Elisa Baptista, Vice-Presidente Nacional | Rafael Pavan dos Passos, Secretário Geral | Cláudio Listher Marques Bahia, Diretor Cultural | Luiz Eduardo Sarmento Araújo, Diretora Administrativo – Financeira | Rosilene Guedes Souza, Vice-Presidente de Relações Institucionais | Fernando Túlio Salva Rocha Franco, Vice-Presidente de Ações Afirmativas | Luiza Rego Dias Coelho, Vice-Presidente Região Centro-Oeste | Laís Petra Lobato Martins, Vice-Presidente Região Nordeste | Carla De Azevedo Veras, Vice-Presidente Região Norte | Marcelo Borborema, Vice-Presidente Região Sudeste | Marcela Marques Abla, Vice-Presidente Região Sul | Tânia Nunes Galvão Verri
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo
Copresidentes | Fernando Túlio Salva Rocha Franco, Gabriela de Matos, Hannah Arcuschin Machado, Diretora Financeira | Tamires Carla de Oliveira, Vice-Diretor Financeiro Adjunto (CFO) | Marlon Rubio Longo, Diretora de Cultura | Sabrina Fontenele, Diretora de Políticas Públicas | Maíra Fernandes Silva, Diretora de Ensino | Mariana Martinez Wilderom Chagas, Diretor de Relações Institucionais | Danilo Hideki, Diretor Regional | Claudio Barbosa Ferreira, Diretor Executivo (CEO) | Marcelo Fonseca Ignatios, Diretor Executivo Adjunto | Rafael Mielnik (licenciado), Diretora Executiva Adjunta | Sheroll Martins Silva, Conselheira Fiscal | Kaísa Isabel da Silva Santos, Conselheira Fiscal | Thamires Mendes dos Santos, Conselheira Fiscal | Natasha Mincoff Menegon, Edson Elito | Conselheiro Superior – Titular, Conselheira Superior – Titular | Nadia Somekh (licenciada), Conselheiro Superior – Titular | Marco Artigas Forti, Conselheira Superior – Titular | Lua Nitsche, Conselheiro Superior – Titular | Alan Cury, Conselheira Superior – Titular | Rossella Rossetto, Conselheira Superior – Titular | Audrey Carolini Anacleto de Lima, Conselheiro Superior – Titular | José Borelli Neto, Conselheira Superior – Suplente | Larissa Garcia Campagner, Conselheiro Superior – Suplente | Ricardo de Andrade Hofer, Conselheira Superior – Suplente | Marcela Alonso Ferreira, Conselheira Superior – Suplente | Maria Claudia Levy Figliolino, Conselheira Superior – Suplente | Kelly Cristina Fernandes Augusto, Conselheira Superior – Suplente | Paola Trombetti Ornaghi, Conselheira Superior – Suplente | Fabiane Carneiro, Marco Peixe | Conselheiro Superior – Suplente, Assistente Administrativo | Emerson Fioravante, Auxiliar Administrativo | Ariosvaldo Siqueira da França, Coordenadora de Redes Sociais | Thuany Orti Guirao, Coordenador de Cursos | Jaime Solares
Comissão de Acompanhamento
Elisabeth França, Fabiane Carneiro (IAB-SP), Francesco Bruno Perrotta-Bosch, Gilberto Belleza, Luiz Eduardo Sarmento Araújo (IABDF), Maria Elisa Baptista (IAB-MG), Maria Luiza Barros, Nivaldo Andrade, Paula Motta (IAB-RS), Pedro Rossi (IAB-PB), Sabrina Fontenele (IAB-SP)
13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
Equipe curatorial
Carolina Piai Vieira, Larissa Francez Zarpelon, Louise Lenate Ferreira da Silva, Luciene Gomes, Pedro Cardoso Smith, Pedro Vinícius Alves, Raíssa Albano de Oliveira, Sabrina Fontenele, Thiago Sousa Silva, Viviane de Andrade Sá
Coordenação
Coordenadora | Karina Silva de Souza, Coordenadora Adjunta | Gabriela Duarte Navajas, Estagiário | Leonardo Gomes de Oliveira Soares, Coordenadora Pronac | Leila Gazzaneo
Ação Educativa
Coordenação | Janaína Machado, Equipe SESC | Ana Krein, Anna Carolina de Araújo, Anna Gabrielly de Bortolo, Caio Vitor Aguiar, Gabriel Gonçalves, Giulia Gadel, Laysa Elias, Leonardo Birche, Paola Ribeiro, Pedro Rodrigues, Sarah Barcelos, Selma Barreto, Supervisoras CCSP | Ana Carolina Macêdo Cardoso e Laíse Frasão Barros, Equipe CCSP | Carolina Leite Veríssimo, Felipe Marcones da Costa, Gabriela Nunes Yoshikawa, Igor Silva Miranda de Oliveira, Jhennifer da Silva Toledo, Luani Lemes Grandi, Lucas Bittencourt, Martins de Souza, Michele Fagundes
Projeto Expográfico
Arquiteta Responsável | Francine Moura
Equipe Team: Coordenadora | Pati Nogueira, Colaboradora Elaine Reis, Colaboradora | Juliana Martins, Colaboradora | Aisha Diéne, Colaboradora | Lahayda L. Mamani Poma, Imagens 3D | Paula Pachecco, Consultoria Estrutural | Mabi Elu de Paula e Santos, Estagiário | Leonardo Vieira, Acompanhamento de Montagem | Silvia Mokreys
Acessibilidade
Noa Marchese – La Barca Cultural
Cenografia
Metro Cenografia
Design Gráfico
Designer | Giulia Fagundes
Assistentes | Emerson Fioravante, Gabriela Duarte Navajas, Helena Ramos, João Palazzo, Laryssa Ramos, Ricardo Luis Silva
Produção Executiva
Coordenação de Produção | Pink Pineapple, Produção | Bianca Volpi, Assistente de Produção | Áurea Denize, Coordenador de montagem Travessias | Estúdio Alex Cassimiro
Captação
Flávia Abbud, Mina Cultural
Convidados
Arquitetura na Periferia, Christophe Hutin, Coletivo Coletores, Dele Adeyemo, Diébédo Francis Kéré, Grupo Banga, Jaime Lauriano, Mona Rikumbi, Mouraria 53, Uýra
Chamada Aberta Produções Insurgentes
Ana Amorim, Ana Vitória Freitas, Andrey Guaianá Zignnatto, Angélica Macêdo, Augusto Leal, Bacurau Tupinambá, Caio Mendes dos Santos, Camila Vilar Canhete, Claudio Astudillo, Edinardo Rodrigues Lucas, Elisa Maria Barros Marques, Emilliano Alves de Freitas Nogueira, Fefê Camilo, Fernando Alabê, Fran Araujo, Francine Moura, Gabriela Leandro Pereira, GeMAP e Imargem, Giselle Soares dos Anjos, Gustavo Torrezan, Izabella Abdalla Santos, Jadson Rocha, Jessica Bittencourt, Juan Casemiro, Julia Gouvêa, Juliana Lisboa Santana, Leandro R Souza, Leticia Pardo, Linda Schilling, Lívia Vilas Boas, Lucas Italo Silva Ribeiro, Luciana Varkulja, Luis O. Faria e Silva, Luis Cláudio Neres Matos, Lumumba Afroindígena, Maiári Cruz Iasi, Maria Júlia da Silveira Alves Moreira, Mariana Leandro Pereira, Melanie Martins, mika s, Pedro Vitor Costa, PotyraTê Tupinambá, Ravísia Avelar, Rebeca Ramos, Regina Farias Brasiliano, Renato Ribeiro Pontello, Ricardo Kranen, Sabrina Dias, Taller Creando Sin Encargos, Taquari Pataxó, Teresa Siewerdt, Thiago Sang Hyun Lee, Thiago Lopes Oliveira Santos, Thiago Cavalli, Victória Elisa Maria Barros Marques, Victoria Michelini, Vilma Patricia Santana Silva, Wyglenson Belém Cardoso, Yakuy Tupinambá
Revisão e Tradução
MPMB Texto
Assessoria de Imprensa
Pool de Comunicação – Marcy Junqueira, Martim Pelisson
Website
UX/UI Designer | Wendel Anthuny, Programadora | Tainá Simões
Iluminação
MAXI
Projeto de Iluminação
Lighting Designer | Tayná Marques, Arquiteta | Ana Schebuk, Assistente de projeto |Lorena Brisolla
Equipamentos Audiovisuais
Fusionáudio
Gráfica
Omamulti Stickers
Montagem
Coordenação | Bianca Volpi
Equipe de Montagem | Gala Art Installation
Seguro
Affinitè Consultoria e Corretagem de Seguros
Agência de Viagem
Agência Fortline Turismo
Assessoria Contábil | Bertola Associados
Apoio Administrativo | Emerson Fioravante
Registro fotográfico
Luisa Carvalho Zucchi, Caio Carvalho Avino, Thalissa Bechelli
Núcleos em Rede – Jardim Pantanal
Plano Emergencial e Propostas Iniciais para o Plano de Bairro
Coordenação | Maria da Penha S. Gomes, Simone F. Gatti, Mapas | André de Freitas Gonçalves, Revisão, Projeto Gráfico e Diagramação | Karina Silva de Souza
Plano de Bairro – Fase 01
Coordenação | Simone F. Gatti
Equipe | Letícia Lindenberg Lemos, Joyce Reis, Bruna Almeida Silva, João Carlos Santos Kuhn
Patrocínio Master
Belgo Bekaert Arames
Patrocínio
Isapa, Verde Asset Management
Parceria Institucional
Sesc São Paulo, Centro Cultural São Paulo
Apoio Institucional
Itaú Cultural, CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Japan House
Apoio
Instituto Alana, Itaú Cultural, Institut Français, British Council, Instituto Moreira Salles
Apoio Chamada Aberta
ALPHAZ Concept, Colégio Rio Branco, Sesc RN | Fecomércio, CAU/RN – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte,
PROEX UFRN (Pró-Reitoria de Extensão da UFRN), Cade – Centro Avançado de Ensino, Fábrica de Móveis Florense LTDA
Parceiros de Mídia
Archdaily, Revista Projeto, Vitruvius, Marieta, World Architecture Community, Unibes Cultural, RED BAAL – Red de Bienales de Arquitectura de América Latina
Organização
IAB, IABsp
Agradecimentos
Maria Beatriz Nascimento, Ana Elena Salvi, Andréia Moassab, Bethania Nascimento, Bruno Souza Araujo, Carlos Alb, Christian Dunker, Cesar Sartorelli, Coletivo ebó de palavras, Coletivo Estação SP, Charly Osbourne, Cristiano Mascaro, Edilson Cruz, Ester Carro, Fabio Velame, Fabiola Büchele, Geni Sugai, Giselle Beiguelman, Guido Otero, Guilherme Brasil, Hariel Hevignet, Helena Ayoub Silva, Inês Bonduki, Iraerto Maciel, Irapuan Campos, Isabela Minelli D’Andréa, Israel Neto (Mano Réu), Jacilene Ferreira, Jacopo Crivelli Visconti, Janet Sanz, João Fernandes, José Mateus, Jurandir Karai Jekupe, Kellen Ferreira, Laís Malaquias Avelino, Leila Maria Vendrametto, Lisandra Mara Silva, Lucia Ágata, Lucas Chiconi, Luisa C. Zucchi, Luiz Henrique Gonçalves Nickel, Márcia Duarte Costa, Marco Antonio Miguel, Marcos Nobre, Maria Estela Rocha Ramos Penha, María Samaniego, Miriam Falótico, Naine Terena, Negotinho, Nelson Kon, Nilce Aravecchia Botas, Oliver Charoux, Adriana Charoux, Paula Monroy, Paulo Tavares, Patrícia Sepe, Pedro Céu, Pedro Rivera, Rafael Mielnik, Rafaela Neri, Reginaldo de Tulio, Reginaldo Pereira, Riva Feitosa, Ronaldo Adriano da Silva, Selma Pankararu, Sepake Angioma, Sérgio Souza, Tainá de Paula, Tuca Vieira, Vitor Nisida, Vivian Vieira, Wilson Roberto dos Santos