Deepwater Woolshed, Night Sky house, Dimensions X

Peter Stutchbury

Implantação do projeto: Austrália
Desenvolvimento do projeto: Austrália

Peter Stutchbury Architecture (PSA) é um coletivo de indivíduos únicos que praticam arquitetura com mente aberta e abordagem experimental. Eles possuem o talento que mantém os padrões de design, qualidade e entrega. Sua compreensão das tarefas da arquitetura, juntamente com suas habilidades para aprimorar o trabalho, contribuem unmistakavelmente para o resultado social e profissional dos projetos do escritório.

O trabalho da PSA é especializada e inventivamente responsivo ao contexto ambiental e físico, tanto na forma quanto na tecnologia. Buscando beleza e clareza, enquanto sempre mantêm a terra em mente, suas obras construídas situam-se de forma confortável e consciente em seu contexto — elas conectam.

A PSA é reconhecida na Austrália por sua abordagem inovadora em sustentabilidade e design na prática da arquitetura. O principal do escritório, Peter Stutchbury, atua de forma independente desde 1981, produzindo uma ampla variedade de trabalhos. Seus projetos têm sido publicados e aclamados internacionalmente. A obra da PSA está representada em edições do Atlas Mundial da Phaidon.

Desde 1995, o escritório conquistou 75 prêmios do Royal Australian Institute of Architects, incluindo 17 Prêmios Nacionais. Em 2003, a PSA tornou-se a primeira empresa a ganhar os dois principais prêmios de arquitetura do país, repetindo esse feito em 2005. Em 1999, venceram o National Metal Industries Award of Excellence e, em 2000 e 2008, o Australian Timber Award. Em 2001, o trabalho da PSA foi o principal contribuidor para que a Universidade de Newcastle ganhasse o Prime Minister’s National Environmental Banksia Award. Em 2006, a PSA foi vice-campeã do prêmio “Arquiteturas Inovadoras – Design e Sustentabilidade”, na Itália, e, em 2008, a firma venceu o International Living Steel Award na Rússia. A Peter Stutchbury Architecture exibiu seus trabalhos na Austrália, Alemanha, Luxemburgo, França, Nova Zelândia, África do Sul, Namíbia, EUA, Japão, Eslovênia e na Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália, em 2006 e 2008. A PSA é expositora anual na GA Gallery, em Tóquio.

Desde o início dos anos 90, o escritório venceu ou foi classificado em 21 competições nacionais e internacionais, enquanto produzia uma variedade de edificações em todas as disciplinas da arquitetura. Da pequena Israel House em Pittwater (Menção Honrosa Robin Boyd, 1995) ao significativo Edifício de Ciências da Vida da Universidade de Newcastle (Prêmio Sir John Sulman, 2001), seu trabalho mantém consistentemente um alto nível de reconhecimento em design. O escritório concluiu obras no exterior em Papua Nova Guiné, Vanuatu, Japão, Rússia, e possui um projeto em andamento em Taiwan.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)