Deepwater Woolshed, Night Sky house, Dimensions X

Peter Stutchbury

Implantação do projeto: Austrália
Desenvolvimento do projeto: Austrália

Peter Stutchbury Architecture (PSA) é um coletivo de indivíduos únicos que praticam arquitetura com mente aberta e abordagem experimental. Eles possuem o talento que mantém os padrões de design, qualidade e entrega. Sua compreensão das tarefas da arquitetura, juntamente com suas habilidades para aprimorar o trabalho, contribuem unmistakavelmente para o resultado social e profissional dos projetos do escritório.

O trabalho da PSA é especializada e inventivamente responsivo ao contexto ambiental e físico, tanto na forma quanto na tecnologia. Buscando beleza e clareza, enquanto sempre mantêm a terra em mente, suas obras construídas situam-se de forma confortável e consciente em seu contexto — elas conectam.

A PSA é reconhecida na Austrália por sua abordagem inovadora em sustentabilidade e design na prática da arquitetura. O principal do escritório, Peter Stutchbury, atua de forma independente desde 1981, produzindo uma ampla variedade de trabalhos. Seus projetos têm sido publicados e aclamados internacionalmente. A obra da PSA está representada em edições do Atlas Mundial da Phaidon.

Desde 1995, o escritório conquistou 75 prêmios do Royal Australian Institute of Architects, incluindo 17 Prêmios Nacionais. Em 2003, a PSA tornou-se a primeira empresa a ganhar os dois principais prêmios de arquitetura do país, repetindo esse feito em 2005. Em 1999, venceram o National Metal Industries Award of Excellence e, em 2000 e 2008, o Australian Timber Award. Em 2001, o trabalho da PSA foi o principal contribuidor para que a Universidade de Newcastle ganhasse o Prime Minister’s National Environmental Banksia Award. Em 2006, a PSA foi vice-campeã do prêmio “Arquiteturas Inovadoras – Design e Sustentabilidade”, na Itália, e, em 2008, a firma venceu o International Living Steel Award na Rússia. A Peter Stutchbury Architecture exibiu seus trabalhos na Austrália, Alemanha, Luxemburgo, França, Nova Zelândia, África do Sul, Namíbia, EUA, Japão, Eslovênia e na Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália, em 2006 e 2008. A PSA é expositora anual na GA Gallery, em Tóquio.

Desde o início dos anos 90, o escritório venceu ou foi classificado em 21 competições nacionais e internacionais, enquanto produzia uma variedade de edificações em todas as disciplinas da arquitetura. Da pequena Israel House em Pittwater (Menção Honrosa Robin Boyd, 1995) ao significativo Edifício de Ciências da Vida da Universidade de Newcastle (Prêmio Sir John Sulman, 2001), seu trabalho mantém consistentemente um alto nível de reconhecimento em design. O escritório concluiu obras no exterior em Papua Nova Guiné, Vanuatu, Japão, Rússia, e possui um projeto em andamento em Taiwan.

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (10.10)

14h30 – mesa Periferia Sem Risco no contexto de mudanças climáticas

16h – mesa Conhecer para Transformar: Planos Comunitários de Redução de Risco e Adaptação Climática

18h30 – mesa Adaptação inclusiva: Soluções Baseadas na Natureza nas Periferias

9h – Oficina desenho: a arquitetura de Oscar Niemeyer no Parque Ibirapuera e o desafio climático

NOS PRÓXIMOS DIAS (11 a 14.10)

ATENÇÃO a mesa Palmas: Há 36 anos, a capital ecológica do Tocantins que seria realizada no dia 11.10 | 19h foi cancelada.

11.10 e 12.10 | 9h – oficina Inventa(rio) Fronteiras: Jogando por cidades multiespécies

11.10 | 10h – oficina Maleta pedagógica Elémenterre

11.10 | 11h – mesa Aprendendo a habitar o antropoceno: a crise da arquitetura

11.10 | 14h – mesa Architecture for Learning and Civic Use

11.10 | 15h – mesa Culture and Public Architecture

11.10 – 15h – oficina Maleta pedagógica Elémenterre

11.10 | 16h – mesa Reconnecting with Nature & Circular Design

11.10 | 17h – mesa Architecture of Belonging: Interpreting Heritage Through Place

12.10 | 10h – mesa Vivência: Refúgios Climáticos e Espaços Públicos Naturalizados, com Ecobairro

12.10 | 10h30 – mesa Infâncias e Clima: Justiça Climática em Territórios Vulneráveis

12.10 | 10h30 – Oficina de Birutas com o Coletivo Flutua 

12.10 | 15h – mesa Fazer muito com pouco: arquiteturas para um planeta em transição com Esteban Benavides do escritório Al Borde

12.10 | 16h30 – mesa Terra – construindo um futuro sustentável e democrático 

12.10 | 17h45 – mesa Presença francesa na Bienal e exibição do filme AJAP – Álbuns de Jovens Arquitetos e Paisagistas

13.10 – atividade Ação Pantanal no IABsp

14.10 | 10h – mesa Panorama Urgente! O espaço como ato de permanência

14.10 | 18h – Lançamento do Guia “Educação Baseada na Natureza”

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

E tem muito mais até 19 de outubro!

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.