Lançamento do livro e fanzines: Femingas, una herramienta (de)construcción feminista

Livro: Florencia Sobrero. Fanzines: Femingas + Taller General + Oscar Velasco

Florencia Sobrero (Córdoba, Argentina, 1990). É arquiteta (2014) pela Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Nacional de Córdoba e mestre em Gênero e Comunicação (2023) pela Universidade Andina Simón Bolívar, sede Equador. É sócia fundadora do escritório de arquitetura Taller General (2017), onde combina design, construção, ativismo e educação para levar adiante sua prática profissional.

A questão de gênero é um ponto de conflito que vivenciamos dia após dia, em um contexto ultra-hegemônico e patriarcal, como é o caso do âmbito do design e da construção. Setor no qual enfrentamos dinâmicas complexas desde os vínculos com clientes, relações com pedreiros, negociações com fornecedores e espaços de ação coletiva, como a construção comunitária. Dinâmicas que estão enraizadas em estereótipos de gênero e construções culturais binárias excludentes, em torno de supostos papéis que mulheres e homens “devem” ocupar na sociedade. Um panorama que nos leva a (re)pensar quem tem a possibilidade de construir?

Desse questionamento surgem as jornadas de construção participativa com perspectiva de gênero: Femingas. O espaço se abre como uma alternativa às mingas (mutirão) de construção, originalmente concebidas no Equador como jornadas de trabalho participativo em que os membros de uma comunidade se reúnem para desenvolver atividades em prol do bem comum, como fazer a manutenção de uma estrada, construir um equipamento comunitário, limpar uma escola, etc.

*minga, é o termo quíchua usado no Equador para se referir ao mutirão

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)