Lançamento do livro Habitação Coletiva: BR/NL

Leandro Medrano (FAU USP), Mariana Wilderom (FAU-USJT / Pós-Doc FAUUSP) e Marcos L. Rosa (FAU UFRJ / Pós-Doc FAUUSP)

Pavilhão da Oca | Livraria | Subsolo

Com os professores: Leandro Medrano (FAU USP), Mariana Wilderom (FAU-USJT / Pós-Doc FAUUSP) e Marcos L. Rosa (FAU UFRJ / Pós-Doc FAUUSP), que co-editam o livro junto a Luiz Recamán (FAU USP), Dick van Gameren (BK TU-Delft), Nelson Mota (BK TU-Delft) e Harald Mooij (BK TU-Delft).

Resultado da colaboração entre a FAUUSP e a TU Delft, o livro investiga as intersecções entre experiências habitacionais singulares desenvolvidas na Região Metropolitana de São Paulo e na Randstad, entre 1990 e 2010. Embora as realidades urbanas e as tradições críticas e projetuais sejam notavelmente distintas, o livro aborda os sentidos pedagógicos e disciplinares da AU diante dos desafios contemporâneos do urbano. Identificamos estratégias e repertórios que desafiam a mercantilização da moradia e a justiça sócio-ambiental, reafirmando o projeto como um marcador político-espacial. Por meio de aproximações comparativas com a experiência do cotidiano urbano, sugerimos uma compreensão crítica do habitat em relação ao ato de habitar. Essa crítica é subsidiada por um exercício de representação gráfica, que põe em diálogo estratégias projetuais e táticas de apropriação.

Gratuito

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (18.10)

10h – mesa Agir para a adaptação climática a partir do Poder Público

10h – oficina Maratona de design para comunicar cidades justas, resilientes e de baixo carbono

14h – mesa Alcançando a descarbonização e a resiliência no ambiente construído

15h – Lançamento Livro Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis – Natureza, inovação e justiça socioambiental

16h – Lançamento da Publicação do II Seminário Emergência Climática e Cidade

18h30 – Sessão de Encerramento + Premiação do Concurso Internacional de Escolas da 14ª BIAsp 

AMANHÃ (19.10)

16h – Deixe a água fluir…Uma homenagem para o arquiteto Kongjiang Yu e para os cinegrafistas Luiz Ferraz e Rubens Crispim 

17h – atividade Panorama Urgente! Visita ao projeto Panorama Lab no Jardim Panorama 

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

A Bienal está aberta até 19 de outubro!

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.