OPEN-GROUND

HOME-OFFICE [Daniel Jacobs & Brittany Utting]

Implantação do projeto: EUA
Desenvolvimento do projeto: EUA

OPEN-GROUND é uma proposta para uma arquitetura de lazer público ao ar livre destinada a climas quentes, úmidos, tóxicos e propensos a inundações. Inspirado pelas quadras esportivas cobertas típicas de Houston, o projeto implanta uma cobertura espessa, um solo oco e chaminés térmicas para sombrear e resfriar esse ambiente difícil, criando ao mesmo tempo um espaço para encontros da comunidade.

A estrutura espacial da cobertura é preenchida de forma não compacta com material de isolamento reciclado, funcionando como uma barreira térmica para retardar o ganho de calor nas quadras abaixo. No subsolo, uma série de câmaras tubulares funciona como detenção de águas pluviais, filtro de toxicidade e sistema de captação de água. Conectando a cobertura e os reservatórios inferiores, uma série de estruturas de ventilação cilíndricas fornecem condutos para a movimentação do ar por empuxo. Essas chaminés térmicas criam um motor microclimático, usando diferenciais de temperatura, umidade e pressão para ventilar e resfriar o espaço ao ar livre.

Este centro de resfriamento não apenas amplia a capacidade de detenção de água on-site, mas também propõe como as infraestruturas climáticas podem funcionar para além do mero abrigo. OPEN-GROUND oferece o posicionamento político de que o papel da arquitetura no Antropoceno é hibridizar a relação entre a vida pública e os sistemas terrestres. A parte inferior do projeto, composta por tubos e condutos, vigas cruzadas e substratos do solo, imagina a arquitetura como parte de uma pilha planetária, mediando as geologias, hidrologias e atmosferas de um lugar para oferecer um novo espaço para reuniões sob o sol.

HOME-OFFICE é uma colaboração de pesquisa e design que explora a reciprocidade entre os tipos arquitetônicos, seus assemblies técnicos e o meio ambiente. HOME-OFFICE foi fundado por Brittany Utting e Daniel Jacobs em 2017 e tem sede em Houston, Texas. Brittany Utting é professora assistente de arquitetura na Universidade Rice, e Daniel Jacobs é professor assistente de instrução de arquitetura na Universidade de Houston.

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.