Sistema de monitoramento de Páramo

Taller General

Implantação do projeto: Equador
Desenvolvimento do projeto: Equador

Infraestrutura comunitária hídrica para melhorar e fortalecer a rede hídrica existente. Sistema de espaços para interação social, valorização, cuidado ambiental e transmissão de conhecimento sobre a proteção da água. Espaços de abrigo, estações meteorológicas para monitoramento ambiental, espaços de encontro.

La Chimba está localizada no território ancestral da tribo Kayambi, no norte do Equador, perto do vulcão Cayambe. Em um dos ecossistemas mais importantes do Equador, chamado “Paramo”, que possui uma grande biodiversidade e as fontes de água mais importantes do território.

La Chimba, com mais de cem anos de resistência histórica através da autogestão e da auto-organização, protege o território e os seus recursos hídricos de várias ameaças. Fortalecer a sua infraestrutura, reforçando o seu caráter social, é essencial para a sua subsistência e crescimento futuro.

A infraestrutura hídrica comunitária cria espaços para monitorar, cuidar e educar sobre o território do páramo, que fornece fontes de água para a vida. Dessa forma, a comunidade valoriza o trabalho realizado no passado e fortalece os processos para manter o sistema no futuro.

Proposta arquitetónica responsável com o local e as pessoas da comunidade, que são as que constroem os edifícios para uso coletivo em dias de construção participativa chamados «Mingas» (mutirao), que incentivam o trabalho local e a troca de conhecimentos. A intenção é criar espaços de acesso, encontro e abrigo através de técnicas locais presentes nas construções da comunidade e terraços que, pela sua conformação como muros de contenção em encostas, se integram na paisagem natural, para criar uma intervenção respeitosa com o ecossistema do páramo.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)