Soluções baseadas na natureza para espaços públicos: a reinvenção da cidade pelo ciclo da água

Pierre-André Martin, Amanda Saboya e Caroline Fernandes

Esta sessão propõe refletir sobre o papel transformador das Soluções Baseadas na Natureza (SbN) na reconfiguração ecológica, simbólica e social dos espaços públicos urbanos. Inserida no segundo eixo temático da 14ª BIAsp – Conviver com as águas –, a proposta parte de experiências que aliam arquitetura, urbanismo e paisagismo à regeneração de ecossistemas, valorizando estratégias que fortalecem a resiliência territorial e a justiça climática.

Serão apresentadas iniciativas que vão da renaturalização de corpos hídricos e estabilização de encostas ao redesenho urbano e à cocriação comunitária de espaços públicos, discutindo a aplicação de SbN como estratégia para a resiliência climática, a justiça ambiental e a reconexão da cidade com seus sistemas hídricos.

Entre os destaques, serão apresentadas experiências de projetos que envolvem a temática proposta para discussão, de autoria do escritório Ecomimesis Soluções Ecológicas, na mesa representado por seus sócios Amanda Saboya, Caroline Fernandes e Pierre-André Martin. Em especial, será apresentado o Parque Realengo Susana Naspolini, no Rio de Janeiro, um projeto que contempla uma ampla gama de Soluções baseadas na Natureza voltadas à gestão das águas pluviais e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

A sessão convida ainda à participação de outras experiências nacionais e internacionais – urbanas, periféricas ou naturais – que abordem a convivência com a água como ferramenta de reestruturação urbana, regeneração ambiental e inclusão social, contribuindo para uma agenda ampla de inovação em infraestrutura ecológica sensível ao território.

Apresentações:

Sustentabilidade urbana: mapeando conexões verdes e azuis no entorno do Parque Realengo, RJ
Pierre-André Martin, Amanda Saboya e Caroline Fernandes

Wetland Living Lab: water as a generator of a post-carbon landscape
Oriana Alessandra Durán del Valle, Mariela Martínez Álvarez e Andrea Reyna Aguilar

Experiências de contenção em bambu para encostas no Município de Franco da Rocha – SP
Nathalia da Mata Mazzonetto Pinto e Marcos Paulo Ladeia

Da microbacia do rio Jaguaribe à justiça climática: espaços públicos como suporte a Soluções Baseadas na Natureza e compensação hídrica em João Pessoa
Bruna Ramos Tejo e Ruth Maria da Costa Ataíde

Soluções comunitárias baseadas na natureza na Bacia do Córrego Uberaba, São Paulo/SP
Elisa Ramalho Rocha, Lara Cristina Batista Freitas e Luis Octavio P. L. de Faria e Silva

Gratuito

Inscrições

As inscrições devem ser feitas aqui.

A seleção será feita por ordem de inscrição.

As inscrições estarão abertas até o inicio da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.