Wasted no more

Mutuo e There There

Implantação do projeto: EUA
Desenvolvimento do projeto: EUA

“Wasted No More” é uma residência desértica autossustentável em Pioneertown, Califórnia, que prioriza a recuperação de resíduos da construção através do uso de Blocos “Resíduo” — comumente conhecidos como bin blocks ou blocos de concreto de contenção. Estes blocos de 1,8 x 0,6 x 0,6 m são formados a partir do excesso da construção convencional, utilizando concreto que sobra nos caminhões após a concretagem para outras edificações. Esta abordagem oferece um protótipo economicamente viável e ecologicamente consciente que encontra valor duradouro nos remanescentes negligenciados da construção. A massa térmica dos blocos massivos amortece os extremos de temperatura do deserto, enquanto a orientação e a forma escalonada da edificação mitigam naturalmente o ganho de calor solar, convidando a iluminação natural e a ventilação cruzada. Alimentada por energia solar e extraindo água de um poço existente, “Wasted No More” minimiza sua pegada ambiental na paisagem do deserto alto da Califórnia.

O projeto é fruto da parceria entre os premiados escritórios de arquitetura e pesquisa Mutuo e There There, ambos sediados em Los Angeles. A colaboração nasceu da paixão compartilhada por projetos feitos a partir de resíduos. Numa visita a uma usina de reciclagem, os estúdios descobriram os Blocos “Resíduo”, que se tornaram a base para uma arquitetura de reaproveitamento, buscando dar novo significado a materiais e métodos negligenciados.

Mutuo, premiado escritório de design e pesquisa em Los Angeles, foi fundado em 2014 pelos imigrantes Fernanda Oppermann e Jose Herrasti. Desde o início, ambos exploram o extraordinário no uso de materiais e métodos ordinários e buscam criar impacto significativo através da arquitetura. Para ampliar o alcance do Mutuo, suas pesquisas desenvolvem sistemas de construção “affordable-by-design” (acessível por design) que visam simplificar o processo de construção com soluções mais rápidas e econômicas para habitação. Seu design é enraizado em ouvir as histórias das pessoas, buscando colaborações com comunidades que, como eles, navegam por identidades de “aqui” e “lá” todos os dias.

There There é um premiado escritório de arquitetura fundado em Los Angeles em 2022, que desafia ideias convencionais através de design e pesquisa. Adotando uma abordagem radical de “tabula-NON-rasa”, o estúdio desenterra camadas de informação físicas e intangíveis, presentes e passadas, que dão significado aos lugares. Seu trabalho experimental inclui projetos na Califórnia, México e Europa, além de propostas de desenho urbano reconhecidas. Todos os seus projetos têm o objetivo de criar experiências significativas e materializar imaginários alternativos.

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (18.10)

10h – mesa Agir para a adaptação climática a partir do Poder Público

10h – oficina Maratona de design para comunicar cidades justas, resilientes e de baixo carbono

14h – mesa Alcançando a descarbonização e a resiliência no ambiente construído

15h – Lançamento Livro Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis – Natureza, inovação e justiça socioambiental

16h – Lançamento da Publicação do II Seminário Emergência Climática e Cidade

18h30 – Sessão de Encerramento + Premiação do Concurso Internacional de Escolas da 14ª BIAsp 

AMANHÃ (19.10)

16h – Deixe a água fluir…Uma homenagem para o arquiteto Kongjiang Yu e para os cinegrafistas Luiz Ferraz e Rubens Crispim 

17h – atividade Panorama Urgente! Visita ao projeto Panorama Lab no Jardim Panorama 

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

A Bienal está aberta até 19 de outubro!

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.