Water future scenarios: sustainable water urbanism

Doreen Heng Liu + NODE Architecture&Urbanism + The Greater Bay Area Innovation Design Lab

Implantação do projeto: China
Desenvolvimento do projeto: China

A urbanização acelerada é, sem dúvida, uma espada de dois gumes. Embora traga dividendos econômicos e demográficos, o ritmo excessivo de desenvolvimento espacial e crescimento populacional tem levado a graves carências de terra. O aumento da população sobrecarregou a infraestrutura pública e os sistemas de apoio, criando desequilíbrios significativos. Questões como escassez de energia e água, juntamente com uma capacidade ambiental sobrecarregada, impactam diretamente a qualidade de vida pública e o futuro sustentável da cidade.

Esta exposição apresenta 5 projetos de design representativos e orientados por pesquisa da NODE Architecture & Urbanism ao longo dos últimos anos em Shenzhen. O objetivo é fornecer uma visão abrangente da prática criativa “não típica” da NODE na renovação urbana e na publicização da infraestrutura, enfatizando a exploração ontológica da arquitetura. Além disso, a exposição inclui um projeto de pesquisa do Greater Bay Area Innovation Design Lab intitulado “Água e Urbanização: O Caso de Shenzhen”, que aborda questões relacionadas a terra, infraestrutura hídrica e a interconexão de espaços públicos. Este projeto oferece tanto uma reflexão sistemática sobre ambientes hídricos em escalas regional e urbana quanto perspectivas de design para futuras soluções de crises relacionadas.

Doreen Heng LIU, Fundadora e principal da NODE Architecture & Urbanism (NODE), Arquitetura Chartered pelo Royal Institute of British Architects (RIBA); Doutora em Design pela Universidade de Harvard; Membro da Sociedade de Arquitetura da China. LIU e seu estúdio NODE estão sediados em Shenzhen e Hong Kong, realizando práticas diversificadas de arquitetura e design urbano na PRD e em uma região mais ampla há anos. Desde setembro de 2020, foi nomeada Professora Catedrática na Escola de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Shenzhen e Diretora do Greater Bay Area Innovation Design Lab.

A NODE Architecture & Urbanism foi estabelecida em 2004. Como um dos escritórios independentes de arquitetura mais influentes do sul da China, tem recebido ampla atenção no país e no exterior. Com foco no espaço urbano e na vida pública, insistindo na pesquisa e prática ontológica, perseguindo a inovação com base em um pragmatismo rigoroso, explorando a lógica própria dos conceitos arquitetônicos em relação à abertura e compatibilidade. Por meio da interação e estímulo interdisciplinares, o estúdio mantém sua natureza prospectiva e experimental na prática de design arquitetônico.

A Shenzhen University The Greater Bay Area Innovation Design Lab foi oficialmente estabelecida em 2021. Fundada por Doreen Heng Liu, o laboratório é um pioneiro em pesquisa e design na atual GBA e na urbanização global. Por meio de métodos de pesquisa orientados ao design e abordagem interdisciplinar, combinando ensino, exposição, publicação, conferências acadêmicas, prática de design experimental e pesquisa & desenvolvimento, o GBA Lab dedica-se à integração transversal e à exploração de soluções inovadoras centradas no ser humano para problemas espaciais urbanos e rurais contemporâneos.

Equipe do Projeto: NODE Architecture & Urbanism
1 Eclusa do Rio Yong-chong: Doreen Heng Liu, Jiebin Huang, Youzhi Wang
2 Paisagem KU: Memórias no Terreno: Doreen Heng Liu, Yijuan Wu, Liu Yang, Zanning Huang, Zhang Shihan, Xu Jingyue, Ruan Yiling, Ni Xiaoyi, Peng Ziqi (Estagiário)
3 Base de Cultura da Água de Lótus de Shenzhen: Doreen Heng Liu, Jiebin Huang, Zanning Huang, Liu Yang, Xu Jingyue, Lin Xiaohong, Huang Junhao, Yang Jiahui, Xu Zhibo, Lu Qingsong, Zhou Yupeng
Estagiários: Lu Weimin, Zeng Shuya, Wang Manzhi, Tang Yueyu, Li Xin, Tian Haoyuan
4 Ponte Pedestre da Escola Secundária de Pingshan: Doreen Heng Liu, Jiebin Huang, Yijuan Wu, Zhang Shihan
5 Terraço de Pingshan: Doreen Heng Liu, Jiebin Huang, Zhang Shihan, Lian Chen, Lu Qingsong, Chang Xueshi (Estagiário)

Equipe de Pesquisa: GBA Lab – The Greater Bay Area Innovation Design Lab, Shenzhen University
Diretora: Doreen Heng Liu
Si Liu, Yu Yan, Haoyang Wu
Equipe de Pesquisa e Cenários: Fanrui Cheng, Weixin Chen, Junhao Zhang, Juncheng Zou, Yongkang Peng

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (18.10)

10h – mesa Agir para a adaptação climática a partir do Poder Público

10h – oficina Maratona de design para comunicar cidades justas, resilientes e de baixo carbono

14h – mesa Alcançando a descarbonização e a resiliência no ambiente construído

15h – Lançamento Livro Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis – Natureza, inovação e justiça socioambiental

16h – Lançamento da Publicação do II Seminário Emergência Climática e Cidade

18h30 – Sessão de Encerramento + Premiação do Concurso Internacional de Escolas da 14ª BIAsp 

AMANHÃ (19.10)

16h – Deixe a água fluir…Uma homenagem para o arquiteto Kongjiang Yu e para os cinegrafistas Luiz Ferraz e Rubens Crispim 

17h – atividade Panorama Urgente! Visita ao projeto Panorama Lab no Jardim Panorama 

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

A Bienal está aberta até 19 de outubro!

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.