13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

07 de julho

Lançamento da 1ª Fase do Plano de Bairro do Jardim Pantanal

Tradução simultânea estará disponível somente para inscritos.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube
Mesa online

O Plano de Bairro foi instituído pelo Plano Diretor Municipal em 2014 e é a principal ferramenta de planejamento urbano para os territórios, sobretudo aqueles localizados em áreas periféricas e distantes das áreas que recebem maiores investimentos. O IABsp, em parceria com o Instituto Alana e com a comunidade do Jardim Pantanal, irá apresentar os resultados da 1ª Fase do Plano de Bairro do Jardim Pantanal, que está sendo desenvolvido coletivamente com a população local desde 2020. Serão apresentados o olhar da comunidade sobre os problemas e potencialidades do território, a metodologia de trabalho e as propostas iniciais de diretrizes de reurbanização integrada do território, abrindo o debate para discussão com o poder público e com a comunidade.

 

EXIBIÇÃO DE CURTAS – TRAMAS & COSTURAS

Resiliência no Haiti Pós-Desastre: Estudo aplicado na comunidade Cité Soleil, Porto Príncipe (2022). Michelle Balbeck De Nunzio. Duração do vídeo – 3:32 min

Rasuras e reescritura do Rio: Cais do Valongo (2021). Esther Mastrangelo Rosas. Duração do vídeo – 2:57 min.

Dos brasis que se faz um país: em busca da arquitetura popular brasileira (2022). Cecília Andrade Fiuza. Duração do vídeo – 3:01 min.

 

MEDIAÇÃO

Hannah Arcuschin Machado  Arquiteta e Urbanista pela Universidade de São Paulo (FAU-USP) e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EASP). É Co-Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP) e Gerente de Programas na Vital Strategies, onde trabalha com saúde urbana e ambiental. Foi Coordenadora de Desenho Urbano e Mobilidade da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Paulo e membro do Grupo de Pesquisa Metrópole Fluvial (FAU-USP).

 

CONVIDADOS

Alex Abiko Engenheiro civil e prof. titular em Gestão Urbana e Habitacional da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuando nas áreas de governança urbana e habitacional, engenharia urbana, habitação social, urbanização de favelas e sustentabilidade urbana.

 

Arlete Pescarolo  Bacharel em Direito  pela UNIESP, lider comunitária no Jardim Pantanal há 20 anos, participou das ações da ONG TETO no território e faz parte da atual diretoria da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Pantanal – AMOJAP, 

 

Leila Vendrametto Geógrafa e comunicóloga pela PUCSP, especialista em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP e doutoranda em Ciência Ambiental no PROCAM/ IEE/ USP. É coordenadora do projeto Urbanizar no Instituto Alana.

 

José Armênio de Brito Cruz Secretário-adjunto da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, professor de Projetos na Escola da Cidade, membro da Comissão Nacional de Incentivos Culturais do Ministério da Cultura, presidente do IABsp (2012-2016) e presidente da São Paulo Urbanismo. Atualmente, desde fevereiro de 2021 é Secretário-adjunto da SMUL. 

 

Simone Gatti Arquiteta e urbanista e doutora pela FAUUSP. É presidente do FundoFICA, professora de urbanismo da Escola da Cidade e coordenadora do Plano de Bairro do Jardim Pantanal no Núcleos em Rede da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Representa o IABsp no Conselho Municipal de Política Urbana da Prefeitura de SP e é membro da Comissão Especial de Direito Urbanístico da OABsp.