13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

15 de junho

A cosmogonia do capitalismo (racial)

Tradução simultânea estará disponível somente para inscritos.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube

O encontro propõe estabelecer uma base interpretativa sobre a estrutura econômica, política e social capitalista na qual vivemos, por meio de uma percepção que engloba as relações étnico-raciais, mais diretamente num entendimento destes processos históricos de colonização que constituíram a base da urbanização e materialização do mundo, e assim, refletir como o racismo constrói o mundo capitalista.

 

EXIBIÇÃO DE CURTAS – TRAMAS & COSTURAS

Ralo de Gente (2022). Gabriela de Brito Teixeira, Emanuele Durval Kern. Duração: 2:24 min. 

Uma casa do fogo no centro da universidade (2022). Maylson de Alencar Barbosa, Bárbara Carneiro Servidone, Fernanda Pereira Theodoro , Maria Isabel Magalhães Tavares de Oliveira, Giovanna Strengari Nanci Fluminhan, Nath Cordeiro da Silva, Paulo Jeremias Aires,  Leandro Karaí Mirim Pires Gonçalves. Duração do vídeo – 3:00 min.

Cartografia dos não-abraços: mandingas de encantaria (2022). Raquel Santos. Duração do vídeo – 3:01 min.

 

MEDIAÇÃO

Raissa Albano de Oliveira Co-curadora da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura. É antropóloga e educadora, mulherista africana  Foi formadora no programa Jovem Monitor (CIEDS). É pesquisadora do Coletivo Cartografia Negra, Coordenadora de pesquisa no Instituto Gilberto Dimenstein.

 

Thiago Ahmose Co-curador da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Escritor afrocentrado e artista de histórias em quadrinhos. Educador e pesquisador do Medu Neter (Hieróglifos, o sistema de escrita do antigo Kemet/Egito) pela instituição Kasa de Maat. Graduando em Licenciatura em Geografia pelo IFSP campus São Paulo, efetuando pesquisa no uso de histórias em quadrinhos de sua autoria para o ensino de Geografia na Educação Básica.

 

CONVIDADOS

Casé Angatu É indígena e morador do Território Tupinambá em Olivença (Ilhéus/BA) na Taba Gwarïnï Atã. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER-UFSB) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/Ilhéus/BA) e pós-doutorando em psicologia na UNESP. É doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), mestre em História pela PUC-SP e historiador pela UNESP. Autor dos livros: “Nem Tudo Era Italiano – São Paulo e Pobreza na Virada do Século (1890-1915)” (2018), “Identidades Urbanas e Globalização: constituição dos territórios em Guarulhos/SP” (2006).

Dele Adeyemo Arquiteto e teórico urbano pela University of London. Sua pesquisa cruza estudos negros com estudos urbanos para questionar como a ascensão da logística está impulsionando os processos de urbanização por meio de percepções advindas do colonialismo.