13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

03 de julho

Corpos, comunidade e arquitetura Entrada livre

Local: Cine Favela - Rua do Pacificador, 288, Cidade Nova Heliópolis - São Paulo - SP, 04235-230
Mesa Presencial

EXIBIÇÃO DE CURTAS – TRAMAS & COSTURAS

Escritório Escola Itinerante: A universalização da Arquitetura e do Urbanismo (2022). Gabriela Mayumi Kiyoto Figueiredo, Terezinha de Oliveira Gonzaga. Duração do vídeo – 2:59 min.

Caminhos Urbanos – memória industrial na transposição de barreiras (2022). Elaine Cristina de Barros Cordeiro, Valéria Teixeira de Paiva. Duração do vídeo – 2:59 min.

Como você imagina um Museu da Criança? Arquiteturas Imaginárias (2022). Sophia de Oliveira Novaes. Duração do vídeo – 1:13 min.

 

MEDIAÇÃO

Melissa Matsunaga Arquiteta-urbanista com experiência em habitação de interesse social e urbanização de assentamentos precários. É docente na Universidade Federal do Amapá e atualmente está cedida para a Secretaria Nacional de Habitação em Brasília.

 

CONVIDADOS

Marion Howa Arquiteta francesa, formada em ciências políticas e pesquisadora em arquitetura. Ela trabalha com Christophe Hutin desde 2013. Ela está terminando seu doutorado sobre a transformação da habitação em bairros populares. Em suas pesquisas, ela propõe uma reflexão sobre a renovação da prática dos arquitetos com as comunidades de moradores com as ferramentas das teorias do pragmatismo e da transformação social.

Reginaldo de Túlio Nasceu no Paraná e trabalhou como agricultor ainda na infância. Se mudou para São Paulo aos 16 anos para morar na casa dos tios e começou a frequentar aulas de teatro. Alguns anos depois, ocupou, junto com a esposa, a cidade de Nova Heliópolis, onde residem ainda hoje. Reginaldo é líder comunitário, idealizador, fundador e produtor executivo de todas as atividades da Associação cultural Cine Favela Heliópolis desde sua criação. Produziu vários projetos de curta metragem como: “Gota de Sangue”, “Os Excluídos”, “A Vítima”, além de oficinas de cinema, edição e interpretação. Criou e produziu o Festival Cine Favela de Cinema, que teve 5 edições.