13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

30 de junho

Culturas insurgentes e decoloniais

Tradução simultânea estará disponível somente para inscritos.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube
Mesa online

Neste encontro busca-se dialogar acerca da agência e resistência de percepções, processos, metodologias e cosmovisões que simbolizam objetivamente as subversões ao colonialismo europeu que estruturou as políticas econômicas e culturais atuais, baseadas na violência e desigualdade vividas pelo mundo. 

 

EXIBIÇÃO DE CURTAS – TRAMAS & COSTURAS

Fronteiras Amazônicas (2022). Nicole Dias. Duração do vídeo – 2:44 min.

Socializando com Arte’S-Verdadeiros Heróis (2018). Budga Deroby Nhambiquara. Duração do vídeo – 3:00 min

Rotas, ruas e rumos (2022). Teresinha Maria Fortes Bustamante Debrassi, Fabio Cesar Moreira Manente, Carmem Maria Oliveira Procópio, Anna Laura Ribeiro, Diego França Verenka, Dieilo Felipe de Freitas, Fábio Pessuto,  Guilherme Alexander,  Isabelli Souza Soares, Leonardo Caldeira Soares da Silva, Maria Clara Ferreira de Campos, Pedro Henrique Soares. Duração do vídeo – 3:45 min.

 

MEDIAÇÃO

Marianna Boghosian Al Assal  Possui graduação, mestrado e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É professora na Escola da Cidade, onde também faz parte do Conselho Diretor, como Diretora do Conselho Conselho Científico. 

 

CONVIDADAS

Gloria Cabral Arquiteta paraguaia, que foi sócia plena do escritório de arquitetura Gabinete de Arquitectura por 17 anos. Estudou arquitetura na Universidade Nacional de Assunção. Atualmente reside e desenvolve sua atividade profissional no Brasil. Desde 2004 é membro do Gabinete, que atualmente dirige junto com Solano Benítez e Solanito Benítez. Em 2016, junto com seus parceiros, obteve o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza, pela Melhor Participação na Exposição Internacional. Em 2018 foi galardoado com o Moira Gemmill Prize, prémio atribuído pela The Architectural Review e The Architects’ Journal. Obteve o Prêmio Global de Arquitetura Sustentável 2021, organizado pela Cité de l’Architecture et du Patrimoine (França).

 

Vivi Pozzoli Nasceu em Assunção, Paraguai, em 23 de fevereiro de 1990. Arquiteta pela Universidade Católica. Nossa Senhora da Assunção (2016). Fundou a Equipe de Arquitetura (2017). Professora assistente do 1º semestre do Workshop e da Faculdade de Arquitetura, Design e Arte da Universidade Nacional de Assunção. Membro ativo do Coletivo Aqua Alta.