13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

01 de junho

Memória e cidade

Tradução simultânea estará disponível somente para inscritos.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube
Mesa online

A cidade como espaço construído conta a história de quem a constrói, isto é, sua autoria, e em diversas circunstâncias pode existir um “para que” foi construída, que dialoga diretamente com a demanda de sua edificação. Neste sentido, ao interrogar-se cada canto da cidade, reverbera uma memória de quem a construiu e quem ordenou sua construção. Espaços para esta escuta e reflexão são possibilidades que motivam a interação/transformação nas memórias de passado, presente e futuro.  

 

EXIBIÇÃO DE CURTAS – TRAMAS & COSTURAS

Reinterpretando Rios – O significado da paisagem na requalificação fluvial (2019). Vagner Tonoli, Valéria Teixeira de Paiva. Duração do vídeo – 2:54 min.

Memória da população negra. Possibilidades para repensar as práticas de registro e conservação do patrimônio moderno. Roteiro Linha Preta (2022). Eneida de Almeida, Gislaine Moura do Nascimento, Maria Isabel Imbronito, Maria Carolina Maziviero. Duração do vídeo – 2:45 min.

Queijinho – Memória local ou impasse institucional (2022). Fernanda Eiras Rubio, Ana Mikaela. Duração do vídeo – 2:11 min.

 

ABERTURA

Nivaldo Andrade Arquiteto e urbanista, mestre e doutor em arquitetura e urbanismo pela UFBA. Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Ex Presidente Nacional do IAB.

 

MEDIAÇÃO

Flávia Brito  Arquiteta e historiadora, docente na graduação e pós-graduação da FAU USP, foi arquiteta do Iphan/SP (2005-2013) onde desenvolveu diversos estudos técnicos como a Paisagem Cultural do Vale do Ribeira e o tombamento do Centro Histórico de Iguape. Foi diretora de pesquisa no Inepac – Instituto Estadual de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Pós-doutora pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Autora dos livros “Entre a estética e o hábito: o Departamento de Habitação Popular, Rio de Janeiro, 1946-1960” (Prefeitura do Rio, 2004), “Blocos de Memórias: habitação social, arquitetura moderna e patrimônio cultural” (Edusp/Fapesp, 2016) e co-autora de “Domesticidade, gênero e cultura material” (Edusp, 2017). Pesquisa história urbana, habitação social, patrimônio cultural, domesticidades e questões de gênero. É atualmente diretora do Centro de Preservação Cultural da USP.

 

CONVIDADOS

Igor Vicente Pesquisador no Núcleo de Acervo e Pesquisa do Theatro Municipal de São Paulo e integra a Nação do Maracatu Encanto do Pina (PE), o grupo Maracatu Ouro do Congo (SP) e o Espaço Cultural CITA (SP).

Mônica Lima Professora do Instituto de História da UFRJ, onde coordena o LEÁFRICA. Participou da redação do dossiê do Cais do Valongo a Patrimônio Mundial e do projeto Museu de Território para o IHCAB, da Prefeitura do Rio de Janeiro.