13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

22 de junho

Racismo ambiental

Tradução simultânea estará disponível somente para inscritos.
Transmissão online no canal do IABsp no youtub
Mesa online

Esta mesa busca colocar em pauta as causas e as consequências do racismo ambiental. Tanto a pandemia, quanto a crise climática e as catástrofes que delas decorrem, atingem de forma diferente as pessoas dependendo de sua raça. Grupos étnicos minorizados seguem sendo afastados dos grandes centros, ocupando assim as periferias, encostas, morros e alagados, ficando cada vez mais sujeitos aos desastres naturais que ocorrem.

 

EXIBIÇÃO DE CURTAS – TRAMAS & COSTURAS

Guia das ‘telas de projeção’ para histórias apagadas (2022). Marina Biazotto Frascareli, Lívia Zanelli.  Duração do vídeo – 3:00 min.

Lugar de pretos: desigualdades e potências na leitura da raça e do urbano (2022). Desirée Carneiro. Duração do vídeo – 3:06 min.

Humanização no processo de reciclagem (2022). Victória Rechden e Silva. Duração do vídeo – 3:11 min

 

MEDIAÇÃO:

Dulce Maria Pereira Arquiteta e Urbanista, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental e Pesquisa do Departamento de Gestão Pública e do Departamento de Engenharia de Produção da universidade, autora de livros científicos sobre desastres e outros didáticos. Foi Suplente do Senador Suplicy, Embaixadora, quando Secretária Executiva da CPLP e Presidente da Fundação Cultural Palmares. Integra grupo de trabalho do Conselho Nacional de Justiça, a Academia Riopretense de Letras e Cultura e é colunista do Congresso em Foco, além de integrar outras instituições nacionais e internacionais. É autora e coautora de artigos e livros, entre eles um conjunto de produções sobre gestão e tecnologias ambientalmente responsáveis. Atualmente suas áreas prioritárias de trabalho são territórios atingidos por desastres sociotecnológicos, racismo ambiental, processos de ocupação de territórios e deslocamento compulsório, como também organização espacial para o bem viver. Dedica-se à Educação Ambiental. Realiza pesquisas científicas sobre história dos territórios, perdas ecossistêmicas, reparações e cartografias sociais, na produção de seu trabalho. É mãe, afroecofeminista e ativista do MNU e do Observatório da Mulher. 

 

CONVIDADOS:

Guilherme Brasil  Coordenador Estadual do MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, começou sua militância no ensino médio, atuando no movimento estudantil de ensino técnico. Hoje desenvolve a luta por moradia na capital paulista e é coordenador da Ocupação dos Imigrantes.

 

Marina Marçal Advogada. Doutoranda e Mestra em Sociologia e Direito pela UFF-RJ. Mestra em Relações Étnico Raciais pelo CEFET-RJ. Visiting Scholar em Columbia Law School – Meio Ambiente e Energia (2022). Coordenadora de Política Climática no iCS.

 

Rodrigo Santos de Jesus Geógrafo, formado pela Universidade Federal da Bahia com mobilidade internacional na Universidade de Coimbra. Trabalha atualmente na elaboração, análise, revisão, organização e divulgação dos planos de ação e projetos sobre justiça climática e eventos climáticos extremos no Greenpeace Brasil.