13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

23 de junho

Resistência e resiliência na construção

Tradução simultânea estará disponível somente para inscritos.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube
Mesa online

Discutiremos nesta mesa as mais diversas maneiras que os métodos de construção utilizam para permanecer vivos, seja pela resistência ou pela resiliência, sabendo que a construção não é algo apenas material e sim um resultado das mais diversas combinações presentes em cada população.

 

EXIBIÇÃO DE CURTAS – TRAMAS & COSTURAS

Otros Paisajes Industriales (2022). Wilmer Eduardo Coronado Castillo. Duração do vídeo – 3:00 min.

Pedagogia da Quermesse: Universidade, Reprodução e Cozinhas (2022). Luisa Bissoni de Souza. Duração do vídeo – 3:48 min.

Ações poéticas urbanas (2022). Emilliano Alves de Freitas Nogueira, Lucas Italo Silva Ribeiro, Maiári Cruz Iasi, Thiago Lopes Oliveira Santos, Ana Vitória Freitas, Victória Regina Farias Brasiliano, Izabella Abdalla Santos, Elisa Maria Barros Marques. Duração do vídeo – 3:00 min.

 

MEDIAÇÃO

Luiz Antonio de Souza Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA; Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia; atualmente é professor Adjunto II da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da PPG-AU/UFBA.

 

CONVIDADOS

Aisha Diéne ou Lembamueji  é Kota Manganza do território Nzo Jimona ria Nzambi em Águas Lindas de Goiás; Arquiteta e Urbanista, Mestre em Antropologia Social (DAN/PPGAS/UnB), Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (PPG-GAU/UnB)e membra do corpo editorial da Revista Calundu (UnB). Integra o grupo de estudos sobre religiosidades Afro-Brasileiras – Calundu e o projeto de extensão universitária Diálogos Comunitários Calunduzeiros (SOL/UnB). É pesquisadora no Laboratório Matula – Sociabilidades, Diferenças e Desigualdades (DAN/UnB). 

 

Ilídio Daio  Arquiteto pela Universidade Técnica de Lisboa em 1999. Pós-graduação em Habitabilidade Básica pela Universidade Politécnica de Madrid em 2005. Pós-graduação em Planeamento Urbano Sustentável (Banco Mundial 2012), Formação em Gestão de Centros Urbanos (IST e FUNDEC 2015). Prémio Kubikuz de Habitação Social Urbana pela Imogestin em 2016. Chefe de Departamento de Planeamento e Gestão Urbana do Gabinete Técnico de Reconversão Urbana do Cazenga GTRUC, Integrante na Comissão Interministerial para apreciação e aprovação de Planos Diretores e da Comissão Interministerial para a reforma da Política Habitacional do Estado. Participante numa força tarefa de especialistas da Africa Centre for Cities para a reforma da Legislação Urbana na África Subsariana, evento organizado pela Rockefeller Foundation (2012). Curador do Documentário “Nguimbi – Luanda IV Séc. de Urbanização e Tertúlias de Arquitectura em Luanda” (2018). Autor de algumas publicações como: “O Impacto da Pandemia do COVID na Arquitectura e Urbanismo em Angola” e “Dicas para o Sucesso do Programa 1 Milhão de casas em Angola”.