13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

19 de junho

Tekoá Yvy-Porã: outra forma de viver em São Paulo

Local: Aldeia Yvy-Porã - Estrada Turística do Jaraguá, Vila Jaraguá - São Paulo - SP, 02675-031.
Oficina

Acompanharemos Jurandir e Thiago Henrique, líderes Guarani-Mbya, no seu local de moradia: a Aldeia Yvy Porã, situada ao lado do Pico do Jaraguá, zona noroeste de São Paulo. Eles falarão sobre tecnologias e materiais de construção, resistências na luta por moradia, movimentação pelo território, alimentação e relação de seu povo com os impactos ambientais. Ao final, será oferecido um lanche feito pela comunidade com pratos típicos.

 

CONVIDADOS

Jurandir Karai Djekupe Neto de Jandira, uma das primeiras cacicas mulheres no Brasil. Jurandir vivenciou o processo de constituição do território indígena do Jaraguá, partindo de sua família e se expandindo. Educador de ciências no Ensino Fundamental na Educação Indígena por 12 anos, é preocupado com o ecossistema e todas suas relações – agroecologia, agrofloresta, permacultura – com os habitantes da sua aldeia e da cidade. 

 

Thiago Henrique Karai Djekupe Ativista e líder indígena na aldeia Yvy-Porã, foi fundador do coletivo Guardiões da Floresta. É graduando em Arquitetura e Urbanismo na Escola da Cidade. Em 2010, aos 16 anos, foi reconhecido como jovem liderança da Terra Indígena Jaraguá-SP, passando a participar de articulações políticas e sociais em defesa dos povos originários e a favor das demarcações de terras e contra as políticas anti-indigenistas.