13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Capela dos Aflitos
(pesquisa realizada pela cocuradora Raissa Albano)

Rua dos Aflitos, 70 - Traves. Rua dos Estudantes - alt. nº 52 - Liberdade, São Paulo - SP, 01505-030

Capela Nossa Senhora das Almas dos Aflitos, Recorte do mapa do Google Maps.

Capela Nossa Senhora das Almas dos Aflitos

Localizada no Beco dos Aflitos, travessa da Rua dos Estudantes. Um dos únicos becos no centro da cidade de São Paulo. A capela foi construída em 1715 ou 1750 – não sabemos ao certo – e era o local onde eram velados os corpos das pessoas escravizadas, das populações originárias e dos condenados à forca. 

Por tradicionalmente velar essas populações, conta até hoje com a presença maciça da população negra em seu funcionamento.

Essa construção sagrada está localizada no centro de onde foi um dos primeiros cemitérios da cidade em que pessoas negras, de povos originários e animais eram sepultados.

A Capela Nossa Senhora dos Aflitos encontra-se em condições deploráveis: suas paredes estão trincadas e a pequena edificação está espremida entre prédios, lojas e restaurantes orientais. Atualmente há uma grande movimentação de intelectuais e fiéis, principalmente ligados à Unamca (União dos Amigos Capela dos Aflitos), na criação do memorial dos Aflitos e na preservação histórica e material de um dos patrimônios mais antigos de São Paulo.

Visite a Capela dos Aflitos e conheça a história preta da Liberdade.

*Texto atualizado, o original está publicado no Caderno de Campo do Coletivo Cartografia Negra.